O Selecionador Nacional, Gabriel Mendes, convocou três ciclistas: Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).
“O nosso objetivo é conseguir o melhor resultado possível para Portugal e, ao mesmo tempo, somar o máximo de pontos no ranking, pensando já no Campeonato do Mundo de 2026 e na qualificação olímpica. Sabemos que vamos enfrentar uma grande competitividade, já que não competimos recentemente a nível internacional, mas qualquer resultado entre os dez primeiros será muito positivo. Vamos para o Mundial com essa atitude e foco”, antecipa Gabriel Mendes.
A Seleção Nacional não terá atletas femininas no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista 2025, uma vez que Portugal não obteve cotas. A atualização recente do ranking das nações, que agora agrupa todas as provas de endurance, dificultou a possível qualificação portuguesa. Entre o lote de selecionados, nota de destaque para Iúri Leitão, atual campeão olímpico de madison e vice-campeão olímpico de omnium, que já venceu o título mundial de omnium, em 2024, e é o atual campeão europeu de scratch e corrida por pontos.
Portugal entra em competição logo na quinta-feira, com Iúri Leitão a disputar a final do scratch. Na sexta-feira, o dia é preenchido: Iúri Leitão começa a sua jornada no quilómetro; Diogo Narciso compete na perseguição individual e João Matias disputa a corrida por pontos. No sábado, o dia é dedicado a Iúri Leitão com o programa do omnium, composto pelas provas de scratch, corrida tempo, eliminação e corrida por pontos.
Finalmente, no domingo, João Matias disputa a eliminação e Diogo Narciso e Iúri Leitão encerram a participação portuguesa com o madison. O Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista será transmitido em Portugal na Eurosport e HBO Max, como habitual, mas também na RTP Play e na RTP2.