A estafeta mista é uma disciplina em que cada corredor de cada país completa uma volta à pista, sendo a ordem de entrada em cena dos ciclistas uma opção de cada selecionador nacional. Esta situação pode provocar flutuações na classificação, por exemplo, se uma júnior feminina competir na mesma volta que corredores masculinos de elite de outras nações.
O selecionador nacional, Pedro Vigário, optou por abrir a competição com o homem de elite, Ricardo Marinheiro, seguindo-se a sub-23 Beatriz Guerra, os juniores Daniel Franco e Margarida Vasconcelos, o sub-23 João Fonseca e a elite Ana Santos.
Nas contas das medalhas, existiram, de facto, alterações na classificação ao longo das seis voltas, embora com controlo dos italianos. Já na segunda metade da classificação as modificações foram escassas. Portugal rodou quase sempre na décima posição, com exceção da terceira volta, em que ocupou o nono posto.
No final, o sexteto nacional registou um atraso de 6m29s para a seleção de Itália, que venceu confortavelmente.
“O resultado final correspondeu às expectativas que tínhamos, mas o desenrolar da prova não foi o que desejávamos. O Ricardo Marinheiro começou bem, estava nos cinco primeiros, mas um problema mecânico limitou fortemente o seu desempenho e provocou uma entrada não tão forte como esperávamos, o que afeta sempre o moral da equipa”, considera o selecionador nacional, Pedro Vigário.
A luta pela medalha de prata foi apertada. Nino Schurter, escolhido para encerrar a prova pela Suíça, fez uma volta de grande nível, recuperando tempo e posições. Levou os helvéticos ao segundo lugar, a 39 segundos de Itália. A medalha de bronze viajará para a Alemanha, que gastou mais 40 segundos do que os italianos.
As provas de cross country olímpico (XCO), a disciplina-rainha do BTT, ficaram guardadas para o fim-de-semana. No sábado disputam-se as finais de XCO em juniores, masculinos e femininas, e em sub-23 masculinos. Portugal terá 12 corredores em pista.
Às 11h competem os juniores Daniel Franco, Daniel Silva, Hugo Ramalho, João Vigário, Tomás Pais, Vasco Silva e Xavier Gaspar. Às 14h15 é a vez das juniores Margarida Vasconcelos e Maria Coimbra. O programa de sábado fecha com a corrida de sub-23 masculinos, na qual participam João Cruz, João Fonseca e Rafael Sousa.