Se alguém tinha dúvidas da qualidade do jovem lusodesdendente Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team) certamente hoje ficaram debeladas. Considerado a grande esperança do ciclismo francês, o prodígio de 19 anos estreou-se a ganhar no Alto da Fóia batendo Juan Ayuso num duelo até ao risco da meta, mas onde também João Almeida, Oscar Onley e Matthew Riccitello estiveram envolvidos.
Este top 5 de luxo discutiu a segunda etapa da Volta ao Algarve, ainda por cima nas vésperas de um contrarrelógio decisivo de 19,5 km em Vilamoura.
Na prática, Seixas e Ayuso estão empatados em termos de tempo na classificação geral, João Almeida é terceiro a 7 segundos - portanto nada está perdido para o luso da UAE Emirates-XRG -, Oscar Onley está a 14 segundos e Riccitello está a 16 segundos.
A etapa decidiu-se na subida ao Alto da Fóia (8,8 km a 6,2%) que este ano foi feita por uma vertente diferente da habitual, um pouco mais dura, com rampas que chegaram a 14% por uma estrada estreita. A Lidl-Trek tomou a liderança do pelotão no início da subida, com Carlos Verona e Lennard Kamna a imporem o ritmo, numa altura em que só 25 ciclistas conseguiam aguentar o andamento. Depois, numa curva, um contratempo fez com que McNulty ficasse para trás, portanto incapaz de ajudar o seu líder, João Almeida.
Paul Seixas, João Almeida e Juan Ayuso atacaram, sendo depois seguidos por Oscar Onley e Matthew Riccitdello. No quilómetro final, Almeida tentou deixar para trás os seus rivais, mas Paul Seixas respondeu com um ataque muito forte e decisivo. Num espetacular duelo com Juan Ayuso, o francês saiu vitorioso, e o espanhol ficou com a amarela.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com
