comitium

Louis Sutton conquista o GP Azores com exibição de excelência

Louis Sutton (Brocar Ale) vestiu a camisola amarela logo no primeiro dia da prova e não a largou até ao final, conquistando o GP Azores/Volta a São Miguel, após uma incrível exibição. João Medeiros (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar) foi o vencedor da última etapa e terminou na segunda posição da geral.

Ana Nunes

Louis Sutton conquista o GP Azores com exibição de excelência
Louis Sutton conquista o GP Azores com exibição de excelência

O GP Azores/Volta a São Miguel terminou ontem no alto da Lagoa do Fogo, depois uma etapa complicada, com chuva, nevoeiro e subidas de grande dificuldade. As movimentações no pelotão começaram logo após sete quilómetros de prova, mas a fuga só se viria a estabelecer ao quilómetro 25. Desta que foi a fuga do dia fizeram parte Rodrigo Caixas, Alexandre Montez e Francisco Marques (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar), David Mendoza (Globalia/Zamora Enamora), Rodrigo Silva (Porminho Team sub23) e Luís Cabral (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol).

A primeira hora de corrida, ainda sem grandes dificuldades para os corredores, fez-se a uma média de 40 km/h. Nessa altura, a fuga levava 1m30s de vantagem para o pelotão, de onde sairia Carlos Rodrigues (Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola) em direção ao grupo da frente.

A contagem de montanha de primeira categoria, no Salto do Cavalo, influenciou fortemente o destino da corrida, deixando o pelotão reduzido a cerca de uma dezena de atletas. Neste grupo, que estava a mais de três minutos da frente da corrida, seguia o camisola amarela, Louis Sutton (Brocar Ale), que após o prémio de montanha já não tinha companheiros de equipa para o ajudar. Quanto a Simone Carro (A.S.D Aries Cycling), na altura segundo classificado à geral, já tinha perdido o contacto na subida. Quem foi assumindo as despesas da corrida foram os corredores da L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar, com quatro elementos no grupo, entre eles João Medeiros.

A 30 quilómetros da meta, na subida de terceira categoria das Furnas, Carlos Rodrigues, que seguia em posição intermédia acabaria por ser absorvido pelo grupo dos favoritos. Neste altura, a fuga começaria a perder alguns elementos, permitindo também que o grupo onde seguia o camisola amarela se fosse aproximando cada vez mais. Foi preciso esperar pela subida de terceira categoria do Pisão, a cerca de 20 quilómetros da chegada, para que João Medeiros se lançasse ao ataque. Louis Sutton perdeu ligeiramente o contacto com o corredor açoriano, mas iria recuperar o contacto na descida, seguindo os dois sozinhos durante praticamente toda a subida até à meta.

João Medeiros não teve qualquer hipótese nesta fase final da corrida, pois estava a mais de um minuto de Louis Sutton na geral, e teria sido necessário um ataque fulminante para conseguir roubar a camisola amarela ao britânico. Assim, o corredor açoriano deu tudo o que tinha nos últimos metros para conquistar a vitória desta última etapa, no alto da Lagoa do Fogo. Logo de seguida chegou Louis Sutton, com Rodrigo Caixas a fechar na terceira posição, depois de ainda ter acompanhado os dois primeiros da etapa na fase inicial da subida.

“Nós queremos sempre mais e, principalmente depois de todo o trabalho que a equipa fez hoje, a vitória na geral teria sido o ideal. No entanto, chegar aqui ao alto da Lagoa do Fogo, levantar os braços e ver os meus avós e toda a minha família é muito especial. Estou muito agradecido aos meus colegas, pois fizeram uma etapa fenomenal e mostrámos o que é vestir as cores desta equipa”, sublinhou o vencedor da etapa, João Medeiros.

Assim, Louis Sutton conquistou o GP Azores/Volta a São Miguel e com ele a tão desejada camisola amarela. O britânico venceu ainda a classificação da juventude e a classificação por pontos. Já a camisola da montanha ficaria para Francisco Marques, com a sua equipa L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar a vencer também a geral por equipas.

“A descida da primeira contagem de montanha de primeira categoria foi o momento decisivo da corrida. Estava a chover muito e consegui sair com a equipa da L.A.Alumínios e ganhar vantagem, deixando para trás o segundo classificado da geral. Estou exausto! Foi uma etapa muito difícil para mim e para o João. Fomos ao limite e estávamos completamente esgotados na última subida, mas consegui aguentar com ele até quase ao final. Esta vitória significa muito para mim, pois é a minha primeira vitória depois de uma lesão que tive recentemente”, revelou o vencedor da prova, Louis Sutton.

Arquivado em:

Grande Prémio dos Açores: António Ferreira coroado na Lagoa do Fogo

Relacionado

Grande Prémio dos Açores: António Ferreira coroado na Lagoa do Fogo

Edição nº9 da revista CICLISMO A FUNDO já disponível

Relacionado

Edição nº9 da revista CICLISMO A FUNDO já disponível

Calendário nacional de estrada 2022

Relacionado

Calendário nacional de estrada 2022

UCI anuncia os calendários do World Tour para 2022

Relacionado

UCI anuncia os calendários do World Tour para 2022

Contratações e saídas das equipas World Tour para 2022 (atualizado)

Relacionado

Contratações e saídas das equipas World Tour para 2022 (atualizado)