O belga Jonathan Vervenne e a italiana Federica Venturelli são os Campeões da Europa de contrarrelógio na categoria sub23. A prova decorreu na região francesa de Ródano-Alpes e tanto na categoria masculina como na feminina os ciclistas tiveram de completar um percurso de 24 km, com uma parte final em subida (1,1 km a 5,2% e inclinação).
Na prova masculina, foi notória a ausência do recente Campeão do Mundo sub23, o sueco Jakob Söderqvist, que optou por participar na prova elite. O título europeu foi decidido entre os belgas Jonathan Vervenne e Matisse Van Kerckhove, com Vervenne a sagrar-se Campeão Europeu por um segundo. O ciclista de 22 anos que faz parte da equipa satélite da Soudal-Quick Step completou o percurso em 30m27 a uma média de 47,27 km/h. A medalha de bronze foi para o irlandês Adam Raferty, a 6 segundos.
Portugal não teve nenhum representante nesta prova masculina.
CLASSIFICAÇÃO DA PROVA MASCULINA
Results powered by FirstCycling.com
ITALIANA FEDERICA VENTURELLI GANHOU A PROVA FEMININA
Na categoria feminina a italiana Federica Venturelli, de 20 anos de idade, foi a mais rápida. A nova campeã europeia sub23 corre pela equipa satélite da UAE e no Mundial de Kigali (Ruanda) foi terceira classificada. Neste Campeonato da Europa completou o percurso em 34m17, batendo a finlandesa Anniina Ahtosalo - medalha de prata - por 48 segundos e a belga Luca Vierstraete - medalha de bronze - por 51.
A Campeã do Mundo Zoe Backstedt não participou. Quanto a Beatriz Roxo, a única portuguesa em prova, ficou no 31º lugar, a 5m42.
CLASSIFICAÇÃO DA PROVA FEMININA
Results powered by FirstCycling.com