comitium

Jonathan Lastra conquistador no Castelo de Sesimbra

O espanhol Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA) venceu ontem a Clássica da Arrábida, uma corrida de 185 quilómetros, disputada entre Palmela e Sesimbra. O corredor da equipa continental profissional espanhola assumiu o comando da Taça de Portugal Jogos Santa Casa

FPC

Jonathan Lastra conquistador no Castelo de Sesimbra
Jonathan Lastra conquistador no Castelo de Sesimbra

A prova foi absolutamente eletrizante, disputada a ritmo elevado, com movimentações constantes, que tiveram sempre resposta do pelotão, apostado em não dar terreno para o triunfo de uma fuga.

A única iniciativa que vingou deu-se na segunda passagem pelo Alto da Serra, já em Sesimbra, a 14 quilómetros do final. Aproveitando a fase mais dura da corrida e o desgaste acumulado pelo pelotão, sete corredores atacaram, acabando por formar o grupo que viria a discutir a terceira edição da Clássica da Arrábida.

O grupo dos resistentes que puderam “assaltar” o Castelo de Sesimbra era composto por Julen Amezqueta e Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA), Raúl Alarcón e João Rodrigues (W52-FC Porto), David de la Fuente (Aviludo-Louletano), Alexander Vdovin (Lokosphinx) e James Fouché (Team Wiggins-LeCol).

A dois quilómetros da chegada, Jonathan Lastra e Alexander Vdovin deixaram os rivais para trás e foram em busca da glória. O espanhol arriscou e teve a devida recompensa. Na base dos 500 metros finais – sempre a subir, em estrada “picada” e com vento de frente -, Lastra atacou e pedalou para vencer em solitário. O corredor da Lokosphinx pagou o esforço e deixou-se ultrapassar por quem veio de trás. Num pódio totalmente espanhol, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) foi o segundo, a 10 segundos do vencedor, e David de la Fuente (Aviludo-Louletano) foi o terceiro, a 14 segundos.

“É uma corrida e uma vitória que nunca esquecerei, porque é a primeira que conquisto enquanto profissional e porque é também a primeira da Caja Rural-Seguros RGA nesta temporada. O trabalho do Julen Amezqueta foi fenomenal na fase decisiva. Como o tinha na frente pude poupar-me e, a 500 metros, na base da subida, pensei ‘é agora ou nunca’. Arranquei e consegui este triunfo que me deixa muito feliz”, conta Jonathan Lastra.

A Caja Rural-Seguros RGA venceu coletivamente e João Rodrigues conseguiu a classificação da montanha.

O triunfo em Sesimbra permitiu a Jonathan Lastra assumir o comando da Taça de Portugal Jogos Santa Casa na categoria de elite, com os mesmos 75 pontos somados pelo vencedor da Prova de Abertura, Rui Oliveira. Raúl Alarcón e César Martingil (Sporting-Tavira) somam 65 pontos.

A geral da Taça Jogos Santa Casa de Sub-23 passou a ser comandada por James Fouché e por Iuri Leitão (Sicasal/Constantinos), ambos com 75 pontos. Seguem-se, com 65, Arseny Nikiforv (Lokosphinx) e Rafael Lourenço (UD Oliveirense/InOutBuild).

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa irá decidir-se no dia 1 de maio, com a realização da Clássica Aldeias do Xisto, terceira e última prova do troféu.

Arquivado em:

Venezuelano Orluis Aular venceu Clássica da Arrábida

Relacionado

Venezuelano Orluis Aular venceu Clássica da Arrábida

Clássica da Arrábida terá seis equipas estrangeiras

Relacionado

Clássica da Arrábida terá seis equipas estrangeiras

Orluis Aular volta a ganhar a Clássica da Arrábida

Relacionado

Orluis Aular volta a ganhar a Clássica da Arrábida