Competição

Jonas Vingegaard dá a machadada final na Bola del Mundo e vence a Vuelta

O ciclista dinamarquês ganhou a 20ª etapa da Vuelta após um ataque no momento certo da subida final, garantindo a vitória na classificação geral. João Almeida tentou liderar a subida até final, mas já não teve capacidade para responder à mudança de ritmo de Vingegaard.

CICLISMO A FUNDO. FOTO: LUIS ANGEL GOMEZ/SPRINTCYCLINGAGENCY

2 minutos

Jonas Vingegaard dá a machadada final na Bola del Mundo e vence a Vuelta

Jonas Vingegaard (Visma - Lease a Bike) é o vencedor da Volta a Espanha 2025 e, tal como prometeu há dois dias, venceu a etapa final na Bola del Mundo. O dinamarquês foi o mais regular na prova espanhola, venceu três etapas e bateu o seu principal rival, João Almeida (UAE Team Emirates-XRG), por 10 segundos na meta. Na classificação geral, o luso ficou a mais de um minuto. O terceiro na classificação geral foi Tom Pidcock (Q36.5), que consegiu evitar a investida de Jay Hindley (Red Bull-BORA-hansgrohe). 

O FILME DA JORNADA

Foi um dia muito emotivo, com a presença de muitos fãs portugueses sobretudo nos últimos 20 km, e muitos espanhóis torciam por João Almeida, que partiu para esta etapa com menos de um minuto de diferença. Também houve, como já se antecipava, manifestações pró-Palestina, e embora o percurso tenha sido alterado, evitando a passagem por Cercedilla, os organizadores dos protestos deslocaram-se até Navacerrada, onde o pelotão teve de contornar um cruzamento para evitar problemas acrescidos.

Uma fuga foi dominando as atenções durante bastantes quilómetros, a qual incluía Mikel Landa (Soudal-Quick Step), Egan Bernal (INEOS), entre outros. 

Aos poucos, todos se foram apercebendo que a fuga não iria vingar, dado que a vantagem nunca ultrapassou 2 minutos. A UAE Emirates-XRG liderou a perseguição desde o início, com o objetivo de endurecer a corrida, mas a verdade é que a Visma-Lease a Bike estava muito sólida e Vingegaard nunca deu sinais de debilidade. A certa altura, a Red Bull também ajudou a equipa dos Emirados, dado que pretendia apoiar Jay Hindley a lutar pelo terceiro lugar do pódio.

Dos fugitivos, só sobrou Mikel Landa e Giulio Ciccone (Lidl-Trek), mas o desgaste de ambos era grande e quando Jay Vine ficou na frente - o último gregário de João Almeida - a vantagem do duo da frente reduziu bastante. Nessa altura, Pellizzari (Red Bull-Bora) perdeu o contato e todas as hipóteses de ganhar a camisola da juventude, que ficou na posse de Riccitello. 

A 3 km da meta, já não havia fugitivos e apesar de João Almeida liderar na frente, o cansaço e a inclinação da estrada mostrou que Vingegaard está mesmo uns furos acima e acelerou, ganhando com 10 segundos de vantagem sobre o luso. Amanhã, domingo, será a etapa de consagração entre Alalpardo e Madrid, num percurso de 103 km que também teve de reduzido. 

João Almeida termina a Volta a Espanha no segundo lugar, igualando o mesmo posto obtido por Joaquim Agostinho na Vuelta de 1974. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados