João Almeida (UAE Emirates - XRG) somou a segunda vitória na Volta à Suíça e aproximou-se ainda mais da liderança, que por enquanto é comandada por Kevin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels). O luso venceu no alto de Emmetten, batendo o líder (que está a pouco mais de 30 segundos) e Oscar Onley (Picnic PostNL), quarto da geral.
Esta jornada de 207,3 km entre Neuhausen am Reihnfall e o alto de Emmetten, com mais de 3.000 metros de desnível acumulado e três subidas difíceis foi o palco ideal para o português atacar, com o apoio incondicional de muitos emigrantes. Todos sabiam que João Almeida iria atacar hoje, por isso a equipa do líder fez o possível para tentar controlar a situação.
Por isso mesmo, todas as tentativas de fuga foram neutralizadas até chegarem às subidas mais difíceis: Bürgenstock (5,5 km a 7,9%) e Emmetten (3,9 km a 8,1%).
A 15 km da meta ficou na frente um grupo com os primeiros da classificação geral. Depois, a UAE Emirates impôs um ritmo demolidor, arrasando tudo e todos, preparando o ataque de João Almeida. Tudo correu na perfeição e a certa altura Vauquelin atacou. João Almeida, Felix Gall (Decathlon-AG2R), Julian Alaphilippe (Tudor) e Oscar Onley seguiram na sua roda.
Depois o luso passou para a frente e Vauquelin não aguentou o ritmo, cortando a meta na terceira posição, com o mesmo tempo de Almeida, tal como Onley. Por sua vez, Gall e Alaphilippe perderam alguns segundos e cortaram a meta na quarta e quinta posições, respetivamente.
Feitas as contas, o luso terá de ganhar 33 segundos a Vauquelin na cronoescalada de amanhã se quiser ganhar a Volta à Suíça. Lembramos que este contrarrelógio é curto (10 km), ligará Beckenried a Stockhutte e terá várias subidas, com rampas que chegam a 12% de inclinação. Não será fácil, mas não é impossível.
CLASSIFICAÇÕES