Jay Vine (UAE Emirates - XRG) ganhou pela segunda vez na sua carreira o Tour Down Under. O ciclista australiano venceu em "casa" com uma diferença de mais de um minuto sobre Mauro Schmid (Jayco AIUIa). A sua vitória na segunda etapa foi suficiente para sentenciar a prova e se Jhonatan Narváez, seu colega de equipa, não tivesse sofrido uma violenta queda e desistido, é provável que tivesse ficado em segundo lugar na geral. Harrison Sweeny (EF Education-EasyPost) ficou no terceiro lugar.
Quanto à etapa, Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike) foi o vencedor, ganhando ao sprint em Stirling. O jovem britânico estreou-se na temporada passada e deu nas vistas, mas este ano quer realmente ganhar corridas e estar entre os melhores do mundo.
Lembramos que esta quinta e última etapa começou e terminou em Stirling ao longo de 169,8 km. Logo após o tiro de partida, surgiram movimentações, com Luke Plapp (Jayco AIUIa), Pascal Eenkhoorn (Soudal Quick Step) e Robert Stannard (Bahrain Victorious) a serem os mais combativos, chegando a ter uma vantagem de mais de três minutos sobre o pelotão.
🐝 Brady Gilmore tried to anticipate the sprint, but there was no one today that could catch Matty Brennan, who gets his stage win here in Australia!
— Santos Tour Down Under 🚴🚴♀️ (@tourdownunder) January 25, 2026
📺 For the @efex_IT Stage 5 highlights, head to @7plus@efex_IT | @santosltd #TourDownUnder | #couchpeloton pic.twitter.com/gcnOV7HZjs
A 95 km de meta aconteceu o momento mais caricato da etapa: um canguru entrou na estrada provocando vãrias quedas, incluindo a do líder da classificação geral. Felizmente, Jay Vine não sofreu nennhuma lesão impeditiva de continuar e graças ao apoio dos seus colegas de equipa conseguiu reentrar no pelotão.
Nos 15 km finais a Movistar decidiu atacar, com Pavel Novak, Javier Romo e Jefferson Cepeda. Estes três tiveram o apoio de Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Gal Gilvar (Alpecin-Premier Tech), conseguindo apanhar os fugitivos e chegaram a ter mais de meio minuto de vantagem sobre o pelotão.
No entanto, a UAE Emirates-XRG e a Visma-Lease a Bike decidiram impor um ritmo forte e apanharam todos os fugitivos, portanto a jornada foi decidida ao sprint. O mais rápido foi, como já referimos, Matthew Brennan.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com










