Já são conhecidas as equipas que terão acesso direto ao paddock da Taça do Mundo de Downhill 2026. 20 equipas têm lugar reservado e garantido nas nove provas, numa temporada marcada por alterações em termos de licenças e transferências.
UMA TEMPORADA REPLETA DE ESTRELAS E NOVOS TALENTOS
Como não poderia deixar de ser, a Taça do Mundo terá os melhores atletas do planeta, incluindo o atual campeão masculino Jackson Goldstone (Santa Cruz Syndicate) e a campeã feminina Valentina Holl (Commençal Schwalbe by Les Orres).
Nomes como Loïc Bruni, Tahnée Seagrave, Aaron Gwin e Myriam Nicole estão garantidos, portanto será certamente uma temporada muito competitiva.
NOVO SISTEMA DE LICENÇAS: VANTAGENS PARA O TOP-10
Uma das principais novidades é o sistema de licenças:
- Top 10 do ranking UCI: recebem licença de dois anos (2026-2027).
- Equipas do lugar 11 a 15: licença válida por um ano. São orbigadas a ter bons resultados para se manter na Taça do Mundo
- Cinco equipas vão receber wildcard: no fundo, servem para completar o lote mínimo de participantes.
A equipa mais bem classificada em 2025 foi a Canyon DH Racing, que mantém uma formação sólida liderada por Troy Brosnan, Marine Cabirou e Luca Shaw.
PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS
A equipa YT Industries desapareceu, o que provocou alterações substanciais. Valentina Holl foi imediatamente contratada pela Commençal Schwalbe by Les Orres, enquanto a Santa Cruz Syndicate contratou Andreas Kolb, embora tenha perdido Laurie Greenland. Por sua vez, a Specialized Gravity conseguiu manter Loic Bruni que, em princípio, manterá o seu duelo privado com Jackson Goldstone.
Além disso, o veterano Amaury Pierron vai continuar na Commençal/Muc Off by Riding Addiction, bem como Myriam Nicole e Loris Vergier.
CALENDÁRIO: INÍCIO HISTÓRICO NO CONTINENTE ASIÁTICO
A temporada 2026 vai começar no dia 1 de Maio na Coreia do Sul, com a primeira prova da Taça do Mundo de BTT em solo asiático nos últimos 25 anos. Depois, as equipas vão competir na Europa - com paragens em França, Áustria, Suíça, Itália e Andorra -, e posteriormente terão de cruzar o Oceano Atlântico onde terão etapas em Whistler (Canadá) e Lake Placid (E.U.A.).
Poderás encontrar mais informações em www.ucimtbworldseries.com.
