Mads Pedersen (Trek-Segafredo), estreou-se a ganhar na Volta a Espanha, impondo-se num poderoso sprint final em Montilla (Córdoba), em que os últimos 700 metros tinham uma pendente de 5%.
Pasckal Ackerman (UAE Team Emirates) foi o primeiro a iniciar o ataque final, mas talvez tenha sido demasiado cedo, tendo Pedersen seguido na sua roda, rematando com classe a sua primeira vitória nesta prova (depois de três segundos lugares) e a sétima da temporada. O segundo foi Bryan Coquard (Cofidis), ultrapassando Ackermann. Quanto aos primeiros da classificação geral, não há alterações, sendo liderada por Remco Evenepoel.
Com esta vitória, mais os pontos que obteve por ser 4º no sprint intermédio, Mads Pedersen consolida a sua liderança na classificação por pontos, estando agora com 247 pontos. Marc Soler é segundo com 96 pontos!
A vitória do ex-campeão do Mundo foi o único ponto de destaque numa etapa sem grande história, protagonizada por uma longa fuga de três ciclistas (Ander Okamika, Joan Bou e Julius van den Berg), que esteve sempre controlada pelas equipas dos sprinters.
Este fim de semana será crucial para as aspirações dos favoritos, devido aos finais em alto na Sierra de la Pandera (Jaén) e Alto de la Hoya de la Mora, na Sierra Nevada, naquela que é considerada a etapa rainha desta Volta a Espanha.