Competição

Impacto mediático da Volta ao Algarve 2024 superou 36 milhões de euros

A 50.ª edição da Volta ao Algarve, realizada entre 14 e 18 de fevereiro, bateu todos os recordes de impacto mediático, segundo um estudo encomendado à Cision pela Federação Portuguesa de Ciclismo. 

José Carlos Gomes

3 minutos

Impacto mediático da Volta ao Algarve 2024 superou 36 milhões de euros

O espaço mediático ocupado pela Volta ao Algarve equivale a um valor de 36.054.649 euros, um recorde absoluto desde 2018, ano do primeiro estudo feito pela Cision. É um valor 13 por cento superior ao anterior máximo, que datava de 2023, e representa um retorno de 46 vezes o orçamento do evento.

Os 36.054.649 euros resultam das 1.344 notícias e 129 spots televisivos sobre a Volta ao Algarve emitidos apenas em Portugal. A maioria das notícias (961) foi transmitida por meios online, mas a maior parte do valor – 26.913.500 euros – foi gerado pelas 249 peças televisivas.

O relatório apresentado pela Cision revela que a região do país onde a Volta ao Algarve teve mais audiência foi o Norte, com 36% do total. Seguiram-se a região Centro (25%), região de Lisboa (23%), Alentejo (10%) e Algarve (6%).

Por géneros, a audiência da Volta ao Algarve nos média distribuiu-se entre 58% de homens e 42% de mulheres, havendo uma maioria do público (53%) que é responsável pelas compras do agregado familiar. A faixa etária mais representada é a dos maiores de 64 anos, com um valor equivalente ao do intervalo 25-44 anos.

Olhando ao retorno dos diferentes parceiros, destaca-se o AVE dos principais patrocinadores, os “naming sponsors” das camisolas amarela, verde, branca e azul. A totalidade do AVE é atribuído à marca Algarve, patrocinador da Camisola Amarela, de vencedor da classificação absoluta.

O Crédito Agrícola, patrocinador da Camisola Verde, da classificação por pontos, teve um impacto estimado em 2.533.013 euros. A Camisola Branca, símbolo de melhor jovem, gerou um retorno de 2.283.384 euros para o IPDJ. A campanha “Água é Vida”, que patrocinou a Camisola Azul, classificação da montanha, gerou um impacto de 1.585.679 euros.

O estudo da Cision debruçou-se sobre a presença da Volta ao Algarve na comunicação social portuguesa. A Federação Portuguesa de Ciclismo, organizador do evento, centrou-se noutros dados, que revelam uma forte presença internacional da Volta ao Algarve.

Fora de Portugal foram publicadas 1.984 notícias sobre o evento, que teve a presença de 37 profissionais de comunicação social estrangeiros acreditados, oriundos de dez países: Alemanha, Bélgica, Colômbia, Estados Unidos da América, França, Itália, Países Baixos, Panamá, Polónia e Reino Unido.

Os meios próprios de comunicação da Volta ao Algarve revelaram um grande crescimento em relação à edição anterior da corrida. No Facebook: registaram-se 1.376.693 impressões (+20,8%), valor que subiu para 2.427.626 impressões (+1245%) no Instagram. No X foram 761.415 impressões (+40,9%). A página oficial da corrida na internet registou, durante os cinco dias de prova 581.000 page views (+13,2%).

A Volta ao Algarve, única prova por etapas portuguesa integrante do circuito UCI ProSeries, teve transmissão televisiva em direto na RTP1 e na Eurosport 2 e contou com repetições na Eurosport 1. Fora de Portugal, a Volta ao Algarve foi vista em mais de 50 países na cadeia Eurosport e ainda na RBTF e na VRT, da Bélgica, e na Direct TV, na América Latina.

A 50.ª edição da Volta ao Algarve foi vencida pelo belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), o compatriota Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) ganhou a classificação por pontos, o português António Morgado (UAE Team Emirates) foi o melhor jovem e o colombiano Daniel Felipe Martínez (BORA-hansgrohe) sagrou-se rei dos trepadores.

Até ao momento, a Volta ao Algarve é a prova do circuito UCI ProSeries com pelotão de melhor qualidade na época de 2024, sendo mesmo superior a alguns eventos do escalão superior, UCI WorldTour: https://www.procyclingstats.com/statistics/races/races-ranked-by-startlist-quality

Foi durante a Volta ao Algarve que se registaram mais pesquisas a nível mundial pela palavra “Algarve” desde o início do ano: https://trends.google.com/trends/explore?date=2024-01-01%202024-04-30&q=algarve&hl=pt-PT

Relacionados