O Alto Minho é um local privilegiado e com condições únicas para a prática de BTT em todas as suas vertentes. No entanto ainda é um pouco desconhecido por parte da comunidade nacional e internacional, algo que o hotel FeelViana, uma das unidades hoteleiras que mais investe na promoção do ciclismo e do BTT em geral, tenta inverter.

Depois de em 2022 ter lançado a primeira edição da prova E-Viana Enduro Bike, José Sampaio, CEO do hotel, não escondeu a satisfação por ter o dobro dos participantes se compararmos com a edição inaugural. E salientou a particularidade deste evento que se restringe a utilizadores de bicicletas elétricas. "É um evento de Enduro, mas não o queremos transformar num evento de massas. Queremos que tenha a nata da modalidade e que seja exigente".


A prova contou com o patrocínio oficial da Scott, POC, Crankbrothers e AbsoluteBlack e com os apoios da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Galfer, Biciway, Gold Nutrition, Super Bock e Buondi. Presentes estiveram nomes consagrados do Enduro e Downhill nacional, como Gonçalo Bandeira, Francisco Pardal, entre outros.

Embora o centro nevrálgico do evento estivesse localizado nas imediações do hotel, toda a ação decorreu no Monte de Santa Luzia, onde aguardava os participantes um percurso de 30 km (com 1.000 metros de acumulado) dividido em seis especiais cronometradas (PEC). Como curiosidade, a ligação entre o hotel e Santa Luzia, pelas pitorescas ruas de Viana deu um outro colorido à prova.

Estas PEC´s incluíam zonas com muito flow, partes mais técnicas e um cenário de cortar a respiração, incluindo uma passagem pelo antigo convento de São Francisco.



Na categoria elite masculina, o vencedor foi o francês Hugo Pigeon, atleta da Scott que participou nesta prova com uma bicicleta fornecida pela organização. O polivalente francês não escondeu a satisfação por esta vitória. "Estou muito feliz por ter vencido, apesar de o percurso estar um pouco mais escorregadio nos dois primeiros PEC do que no reconhecimento que fiz ontem. Diverti-me muito. Gostei sobretudo da última especial pois era rápida, técnica e correu-me muito bem. Na especial mais longa, a quinta, para além de muito técnica era exigente fisicamente e foi complicado gerir estas duas valências. Este evento é ideal para este tipo de bicicletas, com subidas técnicas e condições de piso diferentes, por isso adorei."


Joshua Bryceland (Cannondale) acabou em segundo lugar, seguido de Marco Veiga (Giant Espanha).

Na categoria feminina, a espanhola Eva Castro (Cannondale Iberia) repetiu o feito de 2022 e confessou-nos que embora não tenha conseguido treinar, estava muito feliz por voltar a ganhar esta prova.

"Os PEC estão melhores e um pouco mais técnicos. Como gosto de descidas exigentes, e de um percurso mais concentrado, do meu ponto de vista estava melhor do que no ano passado. O percurso é muito físico e técnico, com zonas espetaculares. Como estou habituada a terreno escorregadio, não tive problemas de maior, embora tivesse sofrido duas quedas nos primeiros três PEC, por falta de concentração. A partir daí fui com mais calma e mais concentrada e acabei por compensar o tempo perdido. (...) Não tenho quase tempo para treinar e ter terminado a prova ainda por cima com uma vitória é espetacular.", referiu a espanhola em entrevista à revista BIKE.

Márcia Luz (Bike in Portugal) é outra das caras conhecidas nas provas de Enduro e acabou em segundo lugar. A simpática atleta fez questão de participar neste evento, embora tenha referido que este ano dificilmente conseguirá participar em mais provas nacionais. Ana Leite, da equipa AXPO Vila do Conde foi terceira classificada.


Nas restantes categorias venceram José Oliveira em Master 30, Márcio "Golias" Ferreira em Master 40 e Bruno Morais em Master 50.




Ricardo Rego, vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, gostou do conceito deste evento e prometeu melhorar os trilhos locais: "Dentro daquilo que são as parcerias que nós estabelecemos com entidades privadas, como é o caso do FeelViana, procuramos apoiar a todos os níveis, quer em termos de logística, quer no que seja necessário para a organização desta prova. Da primeira para a segunda edição sofremos um aumento significativo de participantes, o que prova que é de alguma forma um evento para sedimentar em Viana do Castelo. Este evento representa aquilo que é o turismo de natureza, o turismo desportivo, que é o foco do FeelViana."

Ricardo Rego anunciou algumas novidades: "Neste momento estamos a preparar um projeto para 2024 direcionado para o desporto de natureza no qual vai fazer parte o BTT, o ciclismo e o trail. Iremos incluir percursos e pistas para as classes mais jovens e a partir daí delinear um conjunto de trilhos e itinerários corretamente identificados e com toda a manutenção adequada para potenciar este foco. Ou seja, Viana do Castelo em 2013 iniciou uma aposta naquilo que foram os desportos náuticos (rio e mar) e em 2023 e 2024 vamos aproveitar a outra infraestrutura natural que temos e que é a montanha de Santa Luzia. (...) Essa será a nossa grande aposta nos próximos anos".

No final, José Sampaio, CEO do Hotel, ressalvou o “espírito incrível que se viveu ao longo de toda a competição” que permitiu que a segunda edição do “E-Viana Enduro Bike fosse um verdadeiro sucesso”.
Não deixes de ler a reportagem na próxima edição da revista BIKE.