Competição

Gaudu surpreendeu Pedersen na subida final e venceu a 3ªetapa da Vuelta

A Lidl-Trek controlou a 3ª etapa da Volta a Espanha, com o objetivo de deixar Pedersen bem colocado, mas o dinamarquês foi batido nos últimos metros por David Gaudu (Groupama-FDJ). Na geral, Vingegaard permanece na liderança e João Almeida é 11º. 

Fernando Belda. Fotos: Rafa Gómez e Luis Ángel Gómez (Sprint Cycling Agency)

2 minutos

Gaudu surpreendeu Pedersen na subida final e venceu a 3ªetapa da Vuelta

Todos esperavam que Mads Pedersen fosse o primeiro a cortar a meta no alto de Ceres, mas David Gaudu (Groupama-FDJ) acabou por bater o dinamarquês nos metros finais. A Lidl-Trek fez tudo na perfeição, mas Pedersen foi incapaz de concretizar a vitória. Além disso, graças ao terceiro lugar de Vingegaard (Visma-Lease a Bike) nesta etapa, bonificou 4 segundos, mantendo a liderança da prova, embora Gaudu tenha o mesmo tempo. 

Foi a terceira vitória de Gaudu na Volta a Espanha - em 2020 ganhou duas etapas - e a 13ª como ciclista profissional. Isto confirma o seu bom momento de forma, que ficou também evidente ontem ao terminar em terceiro na exigente subida em Limone Piemonte. Na classificação geral está empatado com Vingegaard, tendo no seu encalce Giulio Ciccone a 8 segundos e Egan Bernal a 14.

Foi um dia sem grandes duelos no grupo dos favoritos. Amanhã a prova entra em solo francês e na quarta ruma a Espanha. 

O FILME DA JORNADA

Nesta terceira etapa da Vuelta, a última no Piamonte italiano, entre San Maurizio Canavese e Ceres (134,6 km) as principais dificuldades eram uma subida de segunda categoria a meio do percurso e estradas em ligeira ascensão nos últimos 20 km. Para chegar à meta em Ceres, os ciclistas tinham de passar uma subida de 2,6 km a 3,6% de desnível médio, com os últimos 600 metros a cerca de 6% que foi catalogada como de quarta categoria. Era o cenário ideal para Mads Pedersen - o grande favorito - e a Lidl-Trek tudo fez para que o dinamarquês saísse vitorioso. 

Ao quilómetro 5, um ataque do italiano Alessandro Verre (Arkéa-B&B Hotels) - vestido com a camisola de líder da montanha, cedida por Vingegaard - deu origem à fuga do dia, entrando depois Sean Queen (EF Education-EasyPost), Patrick Gamper (Jayco AIUIa) e Luca Van Boven (Intermarché-Wanty). A Lidl-Trek assumiu o controlo do pelotão rapidamente, com Daan Hoole a comandar a perseguição. 

A meio do percurso surgiu a maior dificuldade do dia, uma subida de segunda categoria em Issiglio (5,5 km a 6,5%), na qual Gamper e Van Boven descolaram perante o ritmo imposto por Alessandro Verre, o qual recuperou a liderança da classificação da montanha após ser o primeiro a chegar ao topo desta subida. 

Jasper Philipsen perdeu o contato e teve de fazer uma recuperação para voltar a entrar no grupo. O camisola verde acabou por pagar o esforço nos últimos quilómetros, ficando fora da luta pela etapa. 

Numa pequena subida Alessandro Verre ficou para trás e Sean Queen seguiu isolado na dianteira, embora com o pelotão cada vez mais perto. A 19 km da meta, a Lidl_trek apanhou o norte-americano e a partir desse momento começou a luta pelas posições na dianteira, com a tensão a aumentar consideravelmente. Lidl-Trek, Visma-Lease a Bike, Red Bull-Bora-Hansgrohe e Decathlon-Ag2r La Mondiale tudo faziam para colocar os seus homens mais rápidos na dianteira, mas as estradas eram muito apertadas para tanta gente. 

Nos dois quilómetros finais, a Visma-Lease a Bike impôs um andamento demoníaco com Victor Campenaerts e Matteo Jorgenson, depois foi Filippo Ganna (Ineos) a marcar o ritmo e a 500 metros da meta Giulio Ciccone acelerou para lançar Mads Pedersen, o qual foi surpreendido nos últimos metros por David Gaudu, que voltou a renascer na Volta a Espanha. 

Vingegaard foi terceiro na meta e mantém a camisola vermelha. Ciccone foi quarto, Jordan Labrosse (Decathlon AG2R) quinto e Orluis Aular (Movistar) sexto.

A quarta etapa vai começar em Susa e entrará em solo francês, com a meta instalada em Voiron (206,7 km, a mais longa desta edição). Esta etapa inclui três subidas na parte inicial, incluindo Montgenévre e Lautaret, ambas de segunda categoria. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados