comitium

Frederico Figueiredo ganhou o 33.º Grande Prémio JN

Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) ganhou a oitava e última etapa deste Grande Prémio, mas como Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) chegou bem integrado no pelotão, em 8º lugar, ganhou a classificação geral. 

Revista Ciclismo a fundo. Foto: Pedro Correia / Jornal de Notícias

Frederico Figueiredo ganhou o 33.º Grande Prémio JN
Frederico Figueiredo ganhou o 33.º Grande Prémio JN

Chegou ao fim a 33ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias e o vencedor da classificação geral foi o luso Frederico Figueiredo, da Sabgal-Anicolor. A oitava e última etapa foi a mais longa desta edição (161,1 km), com partida e chegada na cidade da Maia, e foi dura e emotiva. 

Logo nos primeiros quilómetros formou-se uma fuga composta por quatro ciclistas, incluindo o vencedor da edição de 2023 deste troféu: Rafael Reis. Mas a 30 km da meta o pupilo de Ruben Pereira descaiu para ajudar a equipa a apanhar os fugitivos, algo que não veio a acontecer. 

O grupo da frente, reduzido a três elementos, discutiu a etapa e Miguel Salgueiro impôs-se na jornada. O segundo foi Pedro Silva, da ABTF Betão-Feirense e o terceiro Nicolas Tivani, da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho. O pelotão cortou a meta a 21 segundos, com Frederico Figueiredo bem colocado na oitava posição, o que lhe valeu a vitória na classificação geral. 

“Sinto-me aliviado, feliz e muito contente. Esta equipa que tive hoje do meu lado foi simplesmente fantástica! É uma vitória para eles, que me levaram até aos 2 km da meta... É fantástico tê-los do meu lado, simplesmente espetacular! Só tive de finalizar, fiz a parte mais fácil, ter de controlar e responder a tudo e todos é que é difícil, a vitória é deles”, disse Frederico Figueiredo, no final da 8.ª Etapa, emocionado.

Foi uma luta ao segundo, dado que Tiago Antunes, da Efapel Cycling, ficou somente a 3 segundos na geral e Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), terceiro na classificação geral, ficou a 8s. 

“Tinha acabado a Volta a Portugal de forma positiva. Parti o pulso nos Nacionais e os treinos para a Volta não foram bons, mas adquiri a forma durante a Volta, melhorei no dia a dia e acabei psicologicamente bem. Depois foi gerir até chegar aqui. Estou muito orgulhoso, porque esta é uma corrida muito importante do calendário, o ano passado vencemos com Rafael Reis e esta é mais uma vitória muito boa para mim e para a equipa”, rematou o vencedor da 33.ª edição do Grande Prémio JN. 

Coletivamente a Efapel Cycling foi a grande vencedora, a Camisola Verde ficou na posse de Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense), a Camisola Azul foi atribuída a Cristobal Ramírez (Technosylva Maglia Bembibre), a Camisola Laranja foi entregue a Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), a Camisola Combinada ficou na posse de Tiago Antunes (Efapel Cycling), a Lilás foi ganha por Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e a Preta foi para Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua). 

Arquivado em:

Jaime Castrillo é a nova contratação da Sabgal Anicolor

Relacionado

Jaime Castrillo é a nova contratação da Sabgal-Anicolor

Campeão do mundo júnior reforça a Sabgal Anicolor

Relacionado

Campeão do mundo júnior reforça a Sabgal-Anicolor

Sabgal Anicolor rescinde contrato de Antwan Tolhoek

Relacionado

Sabgal-Anicolor rescinde contrato de Antwan Tolhoek

Artem Nych vence contrarrelógio final e a geral da Volta a Portugal 2024

Relacionado

Artem Nych vence contrarrelógio final e a geral da Volta a Portugal 2024

Orluis Aular venceu o Troféu Joaquim Agostinho 2024

Relacionado

Orluis Aular venceu o Troféu Joaquim Agostinho 2024