Competição

Francesa Célia Gery é a nova campeã do mundo sub-23

Marion Bunel sacrificou-se nos últimos quilómetros em prol de Célia Gery, a qual bateu ao sprint a eslovaca Viktória Chladoňová, sagrando-se campeã do mundo sub23. Numa emocionante luta pelo terceiro lugar, a espanhola Paula Brasi bateu "in extremis" a italiana Ciabocco.

Fernando Belda. Fotos: Luca Bettini (Sprint Cycling Agency)

1 minuto

Francesa Célia Gery é a nova campeã do mundo sub 23

Os Campeonatos do Mundo de ciclismo continuam a dar espetáculo no Ruanda. Na prova sub23 feminina, houve luta até à linha de meta. 

A nova campeão do mundo nesta categoria é a francesa Célia Gery, que bateu a eslovaca Viktória Chladoňová, medalha de prata, após uma grande ajuda da sua colega Marion Bunel. A luta pela medalha de bronze também foi emocionante, com um sprint entre a espanhola Paula Blasi (que faz parte da equipa satélite da UAE), a italiana Eleonora Ciabocco e a francesa Marion Bunel. A espanhola foi mais rápida. 

Na última volta ao circuito de Kigali já só restavam dez ciclistas na dianteira e na última subida - com rampas que chegaram aos 11% - Marion Brunel acelerou, levando na sua roda Chladonova e a sua compatriota Celia Gery. 

Brunel arcou com todas as despesas, puxando na frente e conseguiu criar vantagem sobre o quarteto perseguidor, que incluia Paula Blasi, Eleonora Ciabocco, Isabella Holmgren e Alena Ivanchenko. No último quilómetro a vantagem rondava os seis segundos e tudo indicava que o pódio seria repartido pelas três ciclistas da frente, mas Marion Brunel, com um gesto de grande altruísmo, sacrificou as suas opções de ir ao pódio e ajudou a sua companheira de seleção. 

A 300 metros da meta, a eslovaca Chladonova acelerou, mas Gery seguiu na sua roda e rematou nos metros finais, ganhando "in extremis". A francesa de 19 anos da equipa FDJ-Suez nem queria acreditar naquilo que tinha acabado de acontecer. Marion Brunel ainda tentou lutar pelo terceiro lugar, mas estava exausta e foi ultrapassada nos últimos metros por Ciabocco e pela espanhola Blasi. 

Lembramos que esta prova tinha 119,3 km e 2.435 metros de desnível - oito voltas ao circuito local de Kigali -. Só 35 ciclistas acabaram a prova, o que demonstra a dificuldade do percurso.

Portugal não teve nenhuma representante nesta prova. 

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados