Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o Município da Figueira da Foz recebe mais uma edição da Figueira Champions Classic, sendo sábado o dia da clássica internacional, que pela primeira vez terá um pelotão com 24 equipas, para percorrer os 192,7 km de um trajeto que não apresenta alterações face ao ano anterior e que vai atravessar as 17 freguesias do concelho.
O tiro de partida será dado junto à Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril, pelas 11h45, com um pelotão onde figuram oito conjuntos World Tour – com a estreia da Red Bull-BORA-hansgrohe e da Lotto-Intermarché na Figueira da Foz –, sete Continental Pro e as nove equipas Continentais portuguesas. A chegada está prevista para cerca das 17h, no mesmo local (Torre do Relógio). O percurso “rompe-pernas”, bastante seletivo e técnico, além de emoção vai trazer a beleza das paisagens da Figueira da Foz, sobretudo a zona costeira, assim como inclinações na ordem dos 17% a 20%.
Contudo, todas as decisões ficam guardadas para a dureza do circuito final, onde tudo pode acontecer. É aqui que chega a montanha de 1.ª categoria na ascensão à “Rua do Parque Florestal” (2,1 km), seguida da subida a “Enforca Cães” (0,9 km, contagem de 2.ª categoria), que o pelotão vai escalar por três vezes, cada uma delas.
Vai haver transmissão em direto da prova, assegurada pelos canais Eurosport e Sport TV. Já no domingo de Carnaval chegam os eventos para os amadores, com o Granfondo Champions Day, que começa às 9h30 e apresenta duas distâncias: uma mais longa, o Big Day, que terá 127 km para os mais destemidos e o Half Day, com 75,3 km. No mesmo dia vai realizar-se também o Kids Day, para os mais novos. Todas as provas começam junto da Torre do Relógio.
