A prova será disputada num circuito criado especificamente para esta edição, no Centro de Estágios de Melgaço: um espaço que garante condições ideais de segurança, logística, lazer e espetáculo para o público. O percurso, totalmente natural, apresenta um nível técnico desafiante, com subidas exigentes, rock gardens, zonas de salto e descidas técnicas que prometem um espetáculo à altura dos melhores atletas do mundo e totalmente gratuito para quem quiser assistir.
Ao longo da semana do evento, são esperados cerca de 16.000 visitantes, número que reforçará a dinâmica económica local e projetará o concelho além-fronteiras. A participação está ao mais alto nível.
O britânico Tom Pidcock, campeão olímpico em Tóquio 2020 e Paris 2024, lidera o pelotão de estrelas que marca presença em Melgaço. Campeão mundial em 2022, europeu em 2023 e vencedor da etapa da Taça do Mundo em Andorra (13 de julho), Pidcock encabeça uma lista de luxo que inclui Nino Schurter, Simone Avondetto, Simon Andreassen, Julian Schelb e 19 atletas do top 30 mundial. A elite feminina também brilha com nomes como Jenny Rissveds, Jolanda Neff, Linda Indergand, Nicole Koller, Evie Richards e Martina Berta.
Portugal apresenta-se com 19 ciclistas, incluindo seis nas provas de elite: Ana Santos, Raquel Queirós, Bruno Nunes, João Rocha, Ricardo Marinheiro e Roberto Ferreira.
As provas serão transmitidas no Eurosport e na HBO Max, com comentários em português.