Ao longo dos anos temos recebido várias queixas por parte de atletas que fazem parte da seleção, tanto de BTT como de ciclismo (em todas as suas vertentes). Não vamos especificar nomes, até porque esses atletas pediram anonimato e tinham receio de ter represálias nas convocatórias, mas pelo que temos assistido, ao longo dos anos pouco mudou.
Tiago Ferreira foi o único atleta - nos últimos anos - que teve coragem de mostrar o seu descontentamento publicamente. Lembramos que já ganhou nove campeonatos nacionais e a nível internacional foi duas vezes Campeão Europeu e Campeão do Mundo.
Além disso, o atleta natural de Viseu venceu várias provas da Taça do Mundo de XCM, bem como provas por etapas de elevado nível e representou o nosso país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, na vertente de XCO.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o atleta mostrou o seu descontentamento e de certa forma criticou o desprezo com que tem sido tratado por não ser comunicado com o devido tempo a convocatória para os Campeonatos do Mundo de XCM.
Como referi antes, não é a primeira vez que isto acontece. Vários atletas se queixaram de que os critérios de convocatória para as provas não são divulgados (em outros países os atletas sabem quais são os critérios, até por uma questão de ética), além de que muitas vezes, quando existe uma convocatória, só é divulgada a poucas semanas do evento, o que impossibilita uma preparação específica.
Nada se faz sem preparação e quando falamos de atletas profissionais e com o currículo de Tiago Ferreira, isto deve ter sido extremamente difícil de aceitar.
Reproduzimos na íntegra o comunicado do Tiago Ferreira:
"Não deixa de ser com alguma nostalgia que se chega a semana dos campeonatos do mundo de maratona ( xcm ) e não se lê aquela tão boa “News” no site da federação portuguesa de ciclismo!!! São tão raras as vezes que se menciona o Btt, principalmente o Xcm que quem está por dentro da modalidade anseia estes dias para que se possa comunicar alguma coisa sobre a vertente!!!!
Infelizmente deixamos de ser aquela “equipa de Portugal” que ia sempre para disputar os lugares cimeiros, atletas bem preparados aos quais qualquer circuito era bom porque os atletas da altura se adaptavam e se preparavam bem para tais corridas!!!! Este ano não merecemos, não fomos capazes de o fazer aos olhos de quem manda, por isso simplesmente fomos a única vertente do ciclismo a qual a FPC deixou de fora dos Mundiais!!!! A ver vamos,se sai alguma News no site, a explicar o porquê… ou pelo menos a falar do atleta que foi representar Portugal apoiado pela equipa!! Já que quando corremos fora, ganhamos corridas de categoria UCI e não somos lembrados para uma simples notícia durante todo o ano… quando em outras modalidades basta participar, e se fala da modalidade!!! Belo futuro leva o Btt e o XCM em especial!!
È triste, estar a contar e preparar um mundial e a 3 semanas da corrida quando tudo estava “certo” se recebe a comunicação que não vai ninguém!! quando nos últimos 10 anos somos a vertente que melhores resultados deu!!! E menos despesa damos!!!! Haja reconhecimento!!! Haja bom senso!!! E que não se sofra tanto de memória curta !!Porque palavras bonitas, clichês em apresentações e inaugurações estão lá sempre!!!! Mas quando é para dar o suporte aos atletas para representarem o seu próprio país nos Campeonatos do Mundo… aí dizem que já não podem… mas não vêm explicar … No que me toca a mim, Tiago Ferreira, a partir de hoje apenas estarei disponível para corridas onde possa conseguir uma qualificação própria para estar, ou correr de forma individual ( como nos mundiais de Gravel QUE IREI POR MIM!!!! ) e Europeus de forma individual… não estarei mais disponível para qualquer convocatória da FPC, nem dependente da vontade deles para representar o meu país!"