Competição

Egan Bernal vence os Campeonatos colombianos de estrada e contrarrelógio

Após vencer o Campeonato Colombiano de contrarrelógio na passada quinta feira, o ciclista da INEOS Grenadiers Egan Bernal ganhou o Campeonato de estrada, confirmando que está num excelente momento de forma. Diego Andrés Camargo e Kevin David Castillo completaram o pódio. 

Ciclismo a fundo. Fotos: Luis Barbosa (Sprint Cycling Agency)

1 minuto

Egan Bernal vence os Campeonatos colombianos de estrada e contrarrelógio

Três dias depois de se proclamar campeão colombiano de contrarrelógio, Egan Bernal venceu o Campeonato de estrada, confirmando que recuperou a sua forma após um grave acidente sofrido enquanto treinava

O ciclista da INEOS Grenadiers - vencedor da Volta a França de 2019 e da Volta a Itália de 2021 - mostrou uma grande ambição e pernas, vencendo com uma boa vantagem os Campeonatos de estrada (237 km) que decorreram na localidade de Bucaramanga, com dez voltas a um circuito que incluía a subida ao Alto de Parqueadero (2,3 km a 8,1%). 

Bernal cortou a meta com uma vantagem de 2m16 sobre Diego Andrés Camargo (Team Medellín-EPM). A medalha de bronze ficou na posse de Kevin David Castillo (Team Sistecredito), que bateu ao sprint Einer Rubio (Movistar Team). Brandon Rivera (INEOS Grenadiers) foi quinto. 

Bernal vai usar a bandeira da Colômbia no jersey esta temporada. Lembramos que em 2024, Bernal foi terceiro no campeonato nacional e vice-campeão em 2020. No entanto, já tinha sido campeão colombiano de contrarrelógio em 2018. 

O MOMENTO DECISIVO

O momento alto da prova ocorreu quando Egan Bernal e Diego Camargo atacaram na parte final, ganhando uma vantagem que superou um minuto sobre os perseguidores. 

Quanto faltavam 9 km para a meta - ou seja, já no início da subida final - o ciclista da INEOS Grenadiers aumentou o ritmo, deixando Camargo para trás. 

Estas duas vitórias nos Campeonatos Nacionais da Colômbia são as primeiras desde que em Maio de 2021 venceu duas etapas e a geral da Volta a Itália. Em Janeiro de 2022, sofreu um grave acidente em que quase perdeu a vida quando estava a treinar em Bogotá, numa colisão com um autocarro. 

 

CLASSIFICAÇÃO

 

Results powered by FirstCycling.com

Etiquetas:

Relacionados