O colombiano Egan Bernal (INEOS Grenadiers) estava a participar na Clássica de Jaén - ainda por cima com a camisola de campeão da Colômbia - e acabou por sofrer uma queda nos quilómetros finais, tendo sido transportado para o hospital mais próximo onde foi diagnosticada uma fratura na clavícula.
Bernal seguia num grupo que perseguia os líderes da jornada, junto com o seu colega de equipa Kwiatkowski - que acabou por ser o vencedor - e numa curva situada num segmento de terra batida a roda dianteira da bicicleta escorregou.
"Estava realmente feliz por voltar a competir na Europa, especialmente com a minha nova camisola de campeão colombiano e ainda por cima após a minha vitória em Kwiato. A forma como corremos foi espetacular e foi realmente agradável fazer parte de uma equipa forte. Senti-me muito bem, e embora obviamente esteja triste por ter caído, a forma como me senti durante a prova dá-me muita confiança e motivação para continuar a trabalhar", disse Egan Bernal após ter alta hospitalar.
"A temporada é muito longa. Senti-me muito bem nas três provas em que participei, por isso basta continuar a trabalhar e espero estar de volta brevemente".
A presença do colombiano era uma das grandes atrações da Clássica de Jaén, já que competia pela primeira vez após ter vencido o campeonato de estrada e de contrarrelógio da Colômbia. Estas vitórias demonstram que está totalmente recuperado do grave acidente que sofreu em 2022.