Como volta a ser hábito após dois anos de interregno, devido à pandemia, Portugal recebeu uma comitiva internacional de atletas na prova de abertura da Taça de Portugal de Downhill. Muitos atletas aproveitam as condições climatéricas geralmente agradáveis no nosso país no Inverno para estagiar durante alguns dias e aprimorar as suas bicicletas para as provas da Taça do Mundo, por isso Tarouca foi o palco ideal.
Além disso, como é uma prova de classe internacional UCI, os pontos em disputa são sempre uma motivação extra. O francês Amaury Pierron foi o dominador nesta primeira ronda da Taça. Conseguiu a melhor marca na descida de qualificação, mas ainda melhorou o registo na final, parando o cronómetro nos 2’39’’750, o que lhe valeu o triunfo em Tarouca. O português Gonçalo Bandeira, com um desempenho de excelência na descida da tarde, intrometeu-se entre os melhores do DHI internacional, conseguindo o segundo posto, apenas a 1,807 segundos do vencedor. O francês Benoit Coulanges (Dorval AM Commençal) fechou o pódio, a 2,304 segundos.
Myriam Nicole, campeã mundial em título e número um do ranking UCI, confirmou o estatuto. Foi a mais veloz nas descidas de qualificação e da final, estabelecendo o melhor registo feminino da tarde em 2’58’’347. Valentina Höll (RockShox Trek Race Team) ficou na posição imediata, a 2,479 segundos, deixando o lugar mais baixo do pódio para Tahnee Seagrave (Canyon CLLCTV/FMD Factory Racing Team). A melhor portuguesa foi Sara Ferreira (Maiatos), na 18.ª posição, a 1’03’’814 da vencedora.

A vitória em juniores também foi gaulesa. O protagonista foi Hugo Marini (Commençal/Muc Off). Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz), 13.º classificado, foi o melhor júnior português. Lucas Lagneau (Trotx) venceu na prova de cadetes que teve no sexto classificado, Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) o melhor representante nacional. A única cadete feminina foi Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte). Benjamin Vasconcelos (Axpo/FirsBike Team/Vila do Conde) também não teve adversários em infantis, ao passo que Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) teve de esforçar-se para encabeçar a tabela de juvenis.
Em veteranos impuseram-se o master 30 Daniel Pombo, o master 40 Gabriel Baker (Itea Sports), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás), o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) e a feminina Ana Luz (Bicisintra/Gás Mundial), estes dois últimos sem concorrência nas respetivas categorias.
A Commençal/Muc Off impôs-se por equipas. A segunda prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano decorrerá no dia 20 de março, no Monte da Padela, Viana do Castelo. Será novamente uma corrida de classe 1 UCI.