Competição

Contrarrelógio de Valladolid e a subida à Bola del Mundo serão decisivas na Vuelta

A Volta a Espanha vai entrar na semana final e todos querem saber quem será, afinal, o vencedor desta edição: Jonas Vingegaard ou João Almeida. Estes são os momentos decisivos que faltam. 

Fernando Belda. Fotos: Luis Ángel Gómez (Sprint Cycling Agency)

2 minutos

Contrarrelógio de Valladolid e a subida à Bola del Mundo serão decisivas na Vuelta

Hoje os ciclistas estão a descansar em Pontevedra e a partir de amanhã começam as seis etapas finais, com o contrarrelógio de Valladolid de 27,2 km (quinta feira) a ser o primeiro momento decisivo. Depois, no sábado, a serra de Guadarrama vai ser protagonista, com a meta na Bola del Mundo, uma subida muito dura em cimento que vai ditar o rumo final da prova. 

Também não podemos deixar de destacar uma etapa na Galiza entre Poio e Mos, com meta no alto de Castro de Herville. Também salientamos o exigente Alto de El Morredero (8,8 km a 9,7%).

Jonas Vingegaard é o detentor da camisola vermelha de líder da prova, mas João Almeida não atira a toalha ao chão e demonstrou várias vezes ser um osso duro de roer, estando ambos separados somente por 48 segundos. Embora o dinamarquês da Visma-Lease a Bike seja o grande favorito, tem um adversário à altura que o levou ao limite na subida ao Angliru. O luso da UAE Emirates-XRG é um poço de coragem e certamente vai tentar descolar o ciclista da Visma nas etapas de montanha que faltam. 

Além da luta pelo lugar mais alto do pódio, falta saber quem ficará com o terceiro lugar, dado que há três ciclistas na luta: Tom Pidcock (embora tenha mostrado no Angliru e na Farrapona algumas debilidades), Jai Hindley (que está a somente 32 segundos do britânico e atravessa um grande momento de forma) e também Felix Gall (o austríaco está a 52 segundos de Pidcock e pode ser uma agradável surpresa). 

Atrás destes três estão dois nomes separados apenas por 32 segundos que vão lutar pela camisola branca da juventude: Giulio Pellizzari e Matthew Riccitello. 

Estas são as etapas que faltam:

Etapa 16. Terça feira 09/09. Poio - Mos. Castro de Herville. 167,9 km

A reta final começa com a "clássica" galega entre Poios e Mos, um percurso duro com quatro subidas e chegada em alto, no Castro de Herville (8,2 km a 5,2%). 
 

 

Etapa 17. Quarta feira 10/09. O Barco de Valdeorras - Alto de El Morredero. 143,2 km

No dia seguinte, em León, haverá um final de etapa no duro Alto de El Morredero (8,8 km a 9,7%) por uma vertente inédita. Algumas rampas desta subida chegam a 16%! 

Etapa 18. Quinta feira 11/09. Valladolid - Valladolid . 27,2 km CRI

Este dia irá decidir o vencedor e o pódio da Volta a Espanha, porque os 27,2 km do contrarrelógio individual de Valladolid - praticamente planos - vão seguramente implicar diferenças temporais na classificação geral. 

Etapa 19. Sexta feira 12/09. Rueda  - Guijuelo. 161,9 km

Antes do duelo final na montanha, os sprinters terão uma oportunidade de brilhar nesta etapa de transição entre Rueda e Guijuelo com 161,9 km. 

Etapa 20. Sábado 13/09. Robledo de Chavela - Bola del Mundo. Puerto de Navacerrada. 164,8 km

A 20ª etapa, entre Robledo de Chavela e a Bola del Mundo, será muito exigente, com cinco subidas: La Escondida, La Paradilla, Alto del León, Navacerrada (6,9 km a 7,6%) e Bola del Mundo (12,3 km a 8,6%), com 3,5 km de piso em cimento até ao topo a 11,5% e secções a 22%. É o terreno ideal para a batalha final. 

Etapa 21. Domingo 14/09. Alalpardo - Madrid. 108 km

A última etapa, de 108 km, será o tradicional "passeio" de homenagem ao vencedor pelo centro de Madrid. 

Relacionados