comitium

Ciclistas da W52-FC Porto suspensos pela ADOP

Há desenvolvimentos na Operação Prova Limpa. Após serem ouvidos os ciclistas e staff da W52-FC Porto e após saírem os resultados dos produtos encontrados em posse desta formação, a Autoridade Antidopagem de Portugal suspendeu oito ciclistas e dois elementos do staff da equipa portista.

Mountainbikes.pt / Foto: Igor Martins (Global Imagens)

Ciclistas da W52 FC Porto suspensos pela ADOP
Ciclistas da W52 FC Porto suspensos pela ADOP

A informação foi noticiada pelo jornal A BOLA e amplamente divulgada. Após uma investigação levada a cabo pelo Ministério Público, pela Polícia Judiciária e pela ADOP, foram apreeendidos produtos que se suspeitavam ilícitos e que foram encaminhados para um laboratório credenciado para análise.

Entretanto todos os ciclistas da equipa foram testados e os resultados não encontraram anomalias. Embora os diretores desportivos tenham sido suspensos, com apresentação periódica nas entidades policiais e impossibilitados de contatar outros elementos da equipa, a W52-FC Porto foi autorizada a competir enquanto decorreu o processo de averiguações.

A formação azul e branca contratou dois novos diretores e tem estagiado e competido nas provas que atribuíram convites oficiais.

Entretanto, foi solicitado aos ciclistas e elementos do staff que, num prazo de dez dias, declarassem porque motivo tinham em sua posse estas substâncias e em que circunstâncias.

Embora o processo ainda esteja a decorrer e não se sabendo, obviamente, o teor dessas declarações, a ADOP decidiu - tendo em conta essas declarações e os resultados entretanto obtidos que supostamente comprovam a ilegalidade desses produtos - suspender oito ciclistas da equipa bem como dois elementos do staff. 

Esta notícia surgiu numa altura em que a equipa estava a competir no Grande Prémio Douro Internacional e a poucos dias do início da Volta a Portugal. Tendo em conta estas suspensões, tudo indica que a equipa não está em condições de participar na Volta a Portugal, mas teremos de aguardar pelos próximos desenvolvimentos.

Para além dos oito ciclistas e dois elementos do staff, o jornal A BOLA assegura que mais dois ciclistas e dois elementos do staff serão suspensos.

As suspensões podem ir de quatro a seis anos (o historial da equipa em termos de suspensões por dopagem pesará na decisão final), no entanto, lembramos que a W52-FC Porto pode apresentar recurso.

Arquivado em:

W52 FC Porto já tem novos diretores desportivos

Relacionado

W52-FC Porto já tem novos diretores desportivos

Análises realizadas aos ciclistas da W52 FC Porto deram negativo

Relacionado

Análises realizadas aos ciclistas da W52-FC Porto deram negativo

Campeã de ciclismo neozelandesa admite ter se dopado

Relacionado

Campeã de ciclismo neozelandesa admite ter-se dopado

Pogacar: "Treinamos muito e fazemos muitos sacrifícios, por isso as suspeitas de doping magoam"

Relacionado

Pogacar: "Treinamos muito e fazemos muitos sacrifícios, por isso as suspeitas de doping magoam"

Lance Armstrong admite que o doping pode ter causado o seu cancro testicular

Relacionado

Lance Armstrong admite que o doping pode ter causado o seu cancro testicular