Famosa pelos seus setores de empedrado, a Paris-Roubaix é uma das mais antigas e prestigiadas clássicas do ciclismo mundial, também conhecida como “O Inferno do Norte”. É um dos cinco “Monumentos” da temporada – as provas de um dia com maior tradição e estatuto no calendário internacional.
A corrida arranca em Compiègne, 80 quilómetros a norte de Paris, e termina no icónico velódromo de Roubaix, após 259,2 km exigentes que incluem dezenas de setores em empedrado capazes de baralhar qualquer favoritismo. Entre os principais candidatos à vitória este ano estão o campeão do mundo Tadej Pogacar, o bicampeão Mathieu Van der Poel (vencedor em 2023 e 2024), Wout van Aert, Mads Pedersen e Filippo Ganna.
António Morgado, da UAE Team Emirates, será o único português em prova. O jovem ciclista das Caldas da Rainha continua a afirmar-se no pelotão internacional, tendo vencido recentemente a Figueira Champions Classic, em fevereiro.
A Paris-Roubaix é um dos muitos eventos de ciclismo que o Eurosport acompanha ao longo do ano. Só em abril, o canal transmite mais de 20 provas de estrada, incluindo a Volta ao País Basco (7 a 12), o Giro d’Abruzzo (15 a 18), a De Brabantse Pijl – La Flèche Brabançonne (16), a Amstel Gold Race (20), a Volta aos Alpes (21 a 25), a La Flèche Wallonne (23), a Liège-Bastogne-Liège (21) e a Volta Presidencial à Turquia (27 de abril a 4 de maio).