Três portugueses na Taça do Mundo de Pista em Minsk

A cidade de Minsk na Bielorrússia acolhe este fim-de-semana o arranque da temporada 2019/2020 da Taça do Mundo de Pista, a qual contará com a presença de três atletas portugueses.
Carlos Pinto
Três portugueses na Taça do Mundo de Pista em Minsk
Três portugueses na Taça do Mundo de Pista em Minsk

Iúri Leitão, Rui Oliveira e Maria Martins vão representar a seleção lusa na capital bielorrussa e têm como principal objetivo a obtenção de pontos nas disciplinas de Madison e de omnium, pensando já na qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Já as outras provas serão corridas com o intuito de obter os melhores resultados possíveis, tendo menos pressão, mas com o propósito de garantir a elegibilidade de Portugal para disputar as disciplinas no Campeonato do Mundo.

O aliciante de ser uma competição que antecede os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, torna as corridas pontuáveis muito disputadas, visto que os atletas se encontram à procura de pontos para o ranking. As provas de madison e de omnium são importantes para as aspirações da equipa nacional, que irá enfrentar uma concorrência de peso. As finais da primeira prova da Taça do Mundo em Minsk podem ser acompanhadas em direto no Eurosport 1 a partir das 17:20, com os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira. A seguinte etapa marcada para a cidade de Glasgow, Escócia, terá igualmente transmissão no Eurosport. Os fãs vão poder ver tudo a partir de sexta-feira, dia 8 de novembro, em direto, a partir das 18:25. No sábado, repete-se o horário ficando para domingo reservada a emissão do Eurosport 2 a partir das 14:25 para acompanhar as finais do dia.

O calendário da Taça do Mundo de Pista será composto por seis provas. Depois da passagem pelos velódromos de Minsk e de Glasgow, segue-se a prova em Hong Kong, entre 29 de novembro e 1 de dezembro. A quarta jornada será em Cambridge, Nova Zelândia, de 6 a 8 de dezembro. Entre 13 e 15 de dezembro será realizada a quinta prova da Taça do Mundo, em Brisbane, Austrália. A Taça do Mundo termina em Milton, Canadá, de 24 a 26 de janeiro.

Este será o último ano em que a Taça do Mundo de Pista é corrida neste formato. Na época de 2020/2021, o número de jornadas irá diminuir de seis para três, mudando a designação para Taça das Nações, que será disputada entre abril e setembro.

PODE SER DO TEU INTERESSE

O português Miguel do Rego foi ontem o sétimo classificado na corrida por pontos para sub-23 do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Gante, Bélgica.

A participação da Equipa Portugal no Grande Prémio de Minsk conta com três atletas: João Matias, Miguel do Rego e Maria Martins.