Rui Costa ganha primeira etapa da Volta à Arábia Saudita

O ciclista luso da UAE Emirates - campeão do mundo em 2013 - ganhou ao sprint, acabando com um jejum de três anos sem vitórias.
Carlos Pinto: Foto: Bettini -
Rui Costa ganha primeira etapa da Volta à Arábia Saudita
Rui Costa ganha primeira etapa da Volta à Arábia Saudita

Rui Costa (UAE Team Emirates) voltou às vitórias, ganhando a etapa inaugural da Volta à Arábia Saudita, disputada entre a Sede do Comité Olímpico de Riade e Jaww (173 km), convertendo-se no primeiro líder da prova.

A etapa finalizou numa exigente subida de um quilómetro com rampas de até 11%. Num emocionante final, o pelotão principal, com cerca de 40 unidades, neutralizou nos últimos metros os quatro ciclistas que ainda estavam em fuga: Heinrich Haussler (Bahrain-McLaren), Evaldas Siskevicius (Nippo Delko), Andreas Kron (Riwal Readynez) e Bert de Backer (Vital Concept).

Haussler ainda teve forças para cortar a meta em segundo lugar, na roda de Rui Costa. O terceiro foi o francês Nacer Bouhanni (Arkea), o quarto foi o holandês Tom-Jelte Slagter (Vital Concept) e o quinto o espanhol Carlos Barbero (BTT Pro Cycling).

Com este triunfo, Rui Costa acaba com um jejum de quase três anos sem ganhar, tendo a última vitória sido uma etapa e a geral do Tour de Abu Dhabi de 2017, também no mês de fevereiro.

Contando as bonificações - na meta e nos sprints intermédios - Rui Costa é o líder com um segundo de vantagem sobre o australiano Haussler e seis sobre Bouhanni. Amanhã vestirá a camisola verde que distingue o primeiro da geral.

A segunda etapa - que decorre amanhã - disputa-se entre Sadus Castle e Al Bujairi, em Riade, com 182 km sem dificuldades montanhosas. Será um dia para os sprinters, se nada de extraordinário ocorrer.