O Primeiro Ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou esta terça feira que o país continua "focado em continuar os seus esforços para organizar os Jogos Olímpicos de forma segura", após decidir a extensão, até Março, do Estado de Emergência sanitária devido à pandemia.
Suga pronunciou-se desta forma numa conferência de imprensa convocada para anunciar o prolongamento dessa medida extraordinária, que está em vigor desde Janeiro em Tóquio e em outras regiões mais povoadas do país e que se prolongará até ao dia 7 do próximo mês devido à pressão sobre o sistema sanitário, apesar da redução do número de contágios.
Quando questionado sobre se o estado de emergência poderá afetar a presença de espectadores nas competições olímpicas ou a chegada de visitantes estrangeiros ao Japão para o evento, Suga assinalou que essas questões ainda estão por decidir e dependerão da evolução da pandemia.
"Estudaremos a situação dentro e fora do Japão", referiu o Primeiro Ministro nipónico, o qual explicou que a emergência sanitária poderá ser levantada antes do dia 7 de Março se os dados referentes aos contágios e hospitalização de doentes graves melhorarem.
O responsável do comité organizador de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, também se mostrou otimista. "Avançaremos com os Jogos, seja qual for a evolução do coronavírus". Lembramos que o evento, se seguir a data prevista, começa no dia 23 de Julho na capital nipónica.
Mori destacou que é urgente "deixar para trás as discussões" sobre se os Jogos se vão realizar ou não e assinalou que o mais importante nesta altura é "pensar num outro tipo de Jogos".
A extensão do alerta sanitário afetará 10 das 47 prefeituras do país, entre elas Tóquio. A medida não inclui um confinamento, embora recomende à população evitar saídas desnecessárias, pedindo aos bares e restaurantes que antecipem o encerramento (às 20h), e fomentando o teletrabalho.
Além disso, as autoridades nipónicas mantêm as fronteiras fechadas, não permitindo a entrada de visitantes estrangeiros desde o final do passado mês de Dezembro.
As provas de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos de Tóquio estão programadas para os dias 24 de Julho (prova masculina), 25 (prova feminina) e 28 (contrarrelógio masculino e feminino). Por sua vez, as provas de BTT decorrerão nos dias 26 e 27, as de BMX de dia 29 de julho a 1 de agosto, enquanto as de ciclismo de pista estão previstas de 2 a 8 de Agosto.