José Borges vence ronda de abertura do WES

Decorreu no Mónaco, este fim-de-semana, a jornada de abertura do WES – World E-Bike Series 2020. Com quatro dos seus atletas, a Miranda Factory Team apresentava-se bastante motivada, diante de um leque de atletas rápidos maioritariamente franceses.
Eco-Press / Fotos: Miranda Bike Parts -
José Borges vence ronda de abertura do WES
José Borges vence ronda de abertura do WES

Destaque para a presença da lenda do BMX Race Michal Prokop ou o ex-piloto de MotoGP Marco Melandri, neste novo formato designado por WES Gravity. A ronda monegasca contou com quatro especiais cronometradas, tendo 26 km e mais de 1200 metros de acumulado, por entre serras e trilhos bastante empedrados. José Borges vence ronda de abertura do WES

José Borges não começou da melhor forma e no final da primeira especial era apenas 6º classificado. O atleta português acabaria por vencer as 2ª e 4ª PEC´s, garantindo assim a primeira vitória do ano. No final, Borges comentou: “Estou bastante feliz por ter vencido. Não estava mesmo à espera, pois vim de uma lesão recente e falta-me algum ritmo, principalmente a descer. Na primeira especial levei alguns segundos, mas acabou por ser bom. Acordei, ganhei duas especiais e consegui dominar a prova. Quero agradecer a toda a equipa, à Miranda Bike Parts e em especial ao mecânico que fez um excelente trabalho”.

Já Emanuel Pombo sofreu um contratempo na especial de abertura, tendo perdido segundos importantes. Após o sucedido, o madeirense voltou ao seu melhor ritmo (2º PEC2 e 3º PEC4), no entanto foi insuficiente para conseguir um lugar no pódio. Emanuel termina esta jornada no 4º lugar da classificação geral. “Acabou por ser um resultado bastante positivo, apesar do erro na primeira especial que era a subir. Escorreguei e depois tive que terminar a empurrar. Ainda tentei alcançar os atletas da frente, mas aquele erro custou-me caro. No cômputo geral a equipa está de parabéns” concluiu o atleta e chefe de equipa, Emanuel Pombo.

Ainda na categoria masculina, esteve em competição Tiago Ladeira. O viseense da formação Miranda Factory Team viria a terminar o primeiro confronto do ano na 6ª posição. “É a primeira do ano. Senti-me bem, foi uma boa corrida, apesar de perceber que tenho que treinar um pouco mais o físico. Temos condições fantásticas, a equipa está forte e temos tudo para conquistar bons resultados ao longo da temporada”, disse Ladeira. José Borges vence ronda de abertura do WES

No setor feminino, Maaris Meier garantiu o primeiro pódio da temporada – 3º lugar final. A estoniana da Miranda Factory Team ainda está numa fase de habituação ao segmento e-bike, no entanto demonstrou um excelente andamento. A caminho do pódio, Maaris comentou: “Correu bem, não tive qualquer problema ao nível da mecânica e consegui mesmo vencer a primeira especial. Ainda tenho muito trabalho pela frente, mas gosto bastante deste formato. Quero evoluir já na próxima etapa e vencer corridas. Obrigado a todos pelo apoio”.

A formação portuguesa assume com este resultado a liderança da classificação por equipas. A próxima ronda da competição está agendada para os próximos dias 17, 18 e 19 de abril em Ascona – Suíça.