Num automóvel, a postura que adotares não é assim tão importante, exceto pelo conforto, no entanto, ao andar de bicicleta tu és a maior parte da massa envolvida e qualquer variação da posição muda tudo drasticamente: estabilidade, conforto, tração, capacidade de travagem... por isso, primeiro deves posicionar-te... e bem!
POSIÇÃO NEUTRA
É a que adotamos a maior parte do tempo em cima da bicicleta. Procuramos uma estabilidade média, um bom controlo e é imprescindível que a possas manter durante o tempo sem te cansares. Em competição ou provas curtas as prioridades podem mudar e por vezes sacrifica-se o conforto pela eficiência, no entanto nós iremos procurar um ponto mais equilibrado e racional.
- Costas à volta dos 45º face à horizontal.
- Olhar em frente com a vista vários metros adiante para antecipar os obstáculos.
- Cotovelos semifletidos para amortecer.
- Peso centrado entre as rodas.
POSIÇÃO DE DESCIDA
Falamos de descidas com uma certa inclinação. O essencial é redistribuir o peso para evitar que saias disparado por cima do guiador ao mínimo obstáculo, por isso convém deslocar o corpo para trás, mas não em demasia, senão a roda dianteira fica sem apoio e sem controlo, o que poderia levar também a uma queda.
- Cotovelos mais extendidos do que na posição neutra.
- A pélvis deve estar sempre atrás do selim.
- Um dos dedos deve estar nos travões.
- Deves estar em pé em cima dos pedais, assim evitas que o selim te empurre para cima devido aos impactos da descida.
Numa descida de grande dificuldade, a posição deve ser ainda mais extrema:
- Os cotovelos extendem-se ainda mais do que nas descidas moderadas.
- Um dos dedos deve estar nos travões.
- Deves estar em pé em cima dos pedais, assim evitas que o selim te empurre para cima com os impactos da descida.
POSTURA DE SUBIDA
Aqui faremos precisamente o contrário, ou seja, vamos adiantar o peso do nosso corpo. Deste modo conseguiremos que a bicicleta fique estável e, além disso, evitamos que a roda dianteira se possa levantar do solo se o terreno for realmente muito inclinado.
1. Sentado no selim:
- Tronco adiantado.
- Sentado na ponta do selim.
- Cotovelos fletidos, mais do que na posição neutra.
2. Em pé: É uma posição algo incómoda, mas só a manteremos alguns instantes, para aplicar toda a nossa força numa zona curta da subida.
- Tronco mais adiantado do que na posição sentado.
- Alternamos a flexão dos braços com a pedalada, quando o pedal esquerdo avança, como na imagem, o braço esquerdo flete-se mais, puxando o guiador para o peito.