Notícias

TESTE: Giant Revolt Advanced 0

A Revolt continua a ser a aposta da Giant no segmento de gravel. Trata-se de uma bicicleta que permite ajustes geométricos e conta com um dos melhores quadros de fibra de carbono existentes. Testámos a versão Advanced Pro 0. 

José L. Arce // FOTOS: César Cabrera

3 minutos

Testámos a Giant Revolt Advanced 0

Se tivessemos de escolher uma bicicleta de gravel que consiga fazer tudo, a Giant Revolt Advanced 0 estaria claramente na nossa lista de favoritas. A gama Revolt é muito completa e a versão mais barata com quadro em alumínio começa nos 1.000 euros, enquanto os modelos de carbono custam a partir de 2.299 euros (Advanced 3). Por sua vez, a Advanced 2 custa 2.649 euros, a Advanced 1 2.999€ e a Advanced 0 3.799 euros. 

A bicicleta que testámos pesa pouco mais de 8 kg no tamanho S e vem equipada com Shimano GRX de 12v.

Temos a certeza de que no futuro a Giant vai ampliar a sua gama de gravel, com modelos mais específicos para diferentes utilizações - umas mais racing, outras mais relaxadas e focadas no bikepacking -. Enquanto isso não acontece, a Revolt é uma bicicleta que surpreende pela positiva. 

O quadro Advanced é fabricado no melhor carbono que a Giant possui, tal como a forqueta Advanced SL. Como possui eixos passantes e tubo de direção OverDrive, o controlo, a firmeza e o aprumo na parte dianteira estão garantidos. 

Na parte traseira, as escoras finas e desenhadas para absorver as vibrações nascem alguns centímetros abaixo do tubo horizontal, similar à Defy. Além disso, as ponteiras têm um sistema de ajuste de comprimento, uma espécie de FlipChip, que permite variar o comprimento das escoras entre 425 e 435 mm no caso da nossa bicicleta em tamanho S. Se pretendermos ajustar a geometria neste ponto, é necessário reposicionar a pinça de travão traseiro. 

Uma das vantagens desta opção de variar o comprimento das escoras, é poder instalar pneus mais largos - até 53 mm, segundo a marca -. Por sua vez, o tubo vertical tem um formato específico, para proporcionar espaço para o pneu traseiro. 

Uma das principais características da Revolt é o compartimento no tubo diagonal que permite transportar, dentro de uma pequena bolsa, ferramentas ou comida. A comporta de acesso em plástico também tem as furações para a grade de bidon e mesmo com a bolsa cheia nunca notámos ruídos parasitas.

O aperto do espigão de selim é discreto e é possível usar o espigão D-Fuse - incluído de série neste modelo - que proporciona mais flexibilidade, ou substituir por um espigão redondo tradicional de 30,9 mm. E também podemos colocar um espigão telescópico. 

Como não podia deixar de ser, o quadro possui roscas para bolsas e alforges tanto na parte traseira, como no tubo superior e na forqueta. Aliás, a Giant também possui uma coleção de bolsas para gravel que encaixam perfeitamente nestas bicicletas. Os cabos são guiados de forma interna pela parte inferior do avanço D-Fuse, oferecendo uma estética limpa e facilitando o uso e colocação de uma bolsa no guiador. 

TESTE NO TERRENO

Durante os últimos meses testámos várias bicicletas de gravel e estávamos com bastante vontade de testar esta nova geração. A Revolt é muito rãpida e o quadro ajuda a filtrar uma boa parte das vibrações do terreno, tal como os pneus de 40 mm. O espigão D-Fuse e o triângulo traseiro suavizam as imperfeições e a parte dianteira transmite segurança, com uma forqueta excelente e ausente de vibrações indesejadas. A Giant refere que o espigão oferece 12 mm de flexão e embora não possamos confirmar a exatidão deste valor, na prática sentimos que ajuda mesmo a filtrar as irregularidades do solo. 

É o tipo de bicicleta que responde imediatamente quando fazemos mudanças de ritmo ou sprintamos, e nesse aspeto é visível que o tipo de carbono usado é o "culpado" por este comportamento tão nobre. Por tudo isto, é mesmo pena que a Giant esteja praticamente desaparecida do mercado português em termos de marketing, dado que esta bicicleta merecia muito mais divulgação.

FICHA TÉCNICA

  • QUADRO: Giant Advanced-grade composite, 12x142mm.
  • SUSPENSÃO: Giant Advanced SL, eixo de 12 mm.
  • PEDALEIRO: Shimano GRX RX-820, 31/48 tamanho S:170mm.
  • DESVIADOR: Shimano GRX RX-820S.
  • MANÍPULO: Shimano GRX RX-820, 2x12.
  • CASSETE: Shimano CS-HG710, 12-speed, 11x36 d.
  • CORRENTE: KMC X12L-1.
  • TRAVÕES: Shimano GRX RX-820, discos 160 mm.
  • DIREÇÃO: Giant.
  • AVANÇO: Giant Contact AeroLight, -10º 60 mm.
  • GUIADOR: Giant Contact SLR XR D-Fuse, 31.8mm, 42 cm.
  • SELIM: Giant Grit.
  • ESPIGÃO DE SELIM: Giant D-Fuse SLR, -5/+15mm offset.
  • RODAS: Giant CXR 2 Carbon Disc 35 mm.
  • PNEUS: CADEX GX, 700x40c tubeless.
  • PESO: 8.63 kg (tamanho S, sem pedais).
  • TAMANHOS: XS, S, M, ML, L, XL.
  • PREÇO: 3.799€.

 

GEOMETRIA

A 1.020/1.030 mm.
C 425/435.
D 450.
E 550.
F 73,5º.
G 71º.
H 135.
I 381.
J 740.

 

Poderás encontrar mais informações em Giant Bicycles

Etiquetas:

Relacionados