Notícias

Testámos a nova Giant Anthem Advanced SL 2026: a bicicleta do campeão do mundo!

A nova Giant Anthem Advanced SL é muito leve e inclui algumas novidades até agora inéditas na marca. Trata-se da bicicleta do atual campeão do mundo e já a testámos em exclusivo.

José Luis Arce

8 minutos

Testámos a nova Giant Anthem Advanced SL 2026

Uma das contratações mais sonantes da temporada 2025 foi a do sul africano Alan Hatherly que, após vencer a Taça do Mundo de Les Gets (França) em 2024, continuou em grande forma durante toda a temporada, obtendo a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris e ganhando a classificação geral da Taça do Mundo de XCO. Mas o sul africano queria mais e conseguiu mesmo ganhar o Mundial em Vallnord (Andorra). 

A Giant, o maior construtor mundial de bicicletas, contratou-o e ofereceu-lhe a possibilidade de conciliar BTT com ciclismo (corre pela Jayco-AIUIa). 

Após um início de temporada positivo, em que esteve em evidência no UAE Tour, abdicou das primeiras provas da Taça do Mundo de XCO e só se estreou quando este campeonato entrou em solo europeu. Os primeiros resultados foram aceitáveis, mas em Val di Sole (Itália) chamou a atenção ao usar um protótipo da Giant com o amortecedor traseiro colocado de modo distinto de todas as Anthem anteriores. 

O amortecedor passou a estar alojado debaixo do tubo superior, acompanhado por um link fixado no mesmo tubo, deixando assim espaço para um segundo bidon no tubo vertical. 

LOW-LATENCY SPEED CONCEPT

O projeto da nova Anthem Advanced SL baseia-se numa exaustiva análise de todas as partes que interferem na transmissão de potência da bicicleta, estabelecendo um novo padrão em termos de rigidez-peso, para a máxima eficiência. Segundo a Giant, a nova Anthem tem uma relação rigidez-peso 16,66% maior do que a Specialized S-Works Epic 8 e este parâmetro tem em consideração tanto a construção do quadro como a cinemática do sistema de amortecimento traseiro, bem como os componentes. 

O quadro é fabricado com o composto Advanced SL, uma fibra de carbono exclusivamente tecida e laminada pela Giant, que é compactada e endurecida com uma resina própria desenvolvida com nano tecnologia, de modo a obter um polímero que atua como um reforço microscópico e que é 14% mais resistente a impactos. 

O quadro Advanced SL Composite pesa 1.530 gramas. 

O triângulo principal do quadro é monocoque, formado por uma única câmara interna que pressiona as lâminas de fibra de carbono e a resina contra um enorme molde de aço. Antigamente utilizavam-se três câmaras, em vez de uma. Antes de serem prensadas, as lâminas de fibra de carbono são posicionadas em diversas direções para garantir que atuam de acordo com o comportamento desejado em cada parte do quadro. Esta configuração, que anteriormente era manual, agora conta com uma parte robótica que permite colocar lâminas maiores, sendo necessárias menos juntas e sobreposições, o que na prática significa um quadro mais leve e robusto. 

Estas lâminas de fibra de carbono têm formatos específicos e agora são cortadas a frio em vez de a laser, para um corte mais preciso e sem deformações devido ao calor. Este método também implica a utilização de menos material. 

Folha de fibra de carbono cortada a frio na fábrica da Giant.

Para fornecer mais rigidez ao quadro, a Giant conserva a sua característica estrutura sobredimensionada: Overdrive na testa da direção cónica, Megadrive no tubo superior e no tubo diagonal, Powercore na zona do eixo pedaleiro PressFit de 92 mm. Este quadro é 2,6% mais rígido do que o anterior e 6,1% do que o Epic 8, segundo os dados fornecidos pela Giant e de acordo com protocolos estabelecidos pela indústria. 

O peso do quadro Anthem Advanced SL 2026 ronda os 1.560 gramas (no tamanho M e pintado, com todos os parafusos e caixa de direção), é 89 gramas mais leve do que o anterior e quase 194 gramas face ao S-Works Epic 8 que a Giant considera ser o maior rival. 

Convém ter em conta que esta última versão da Anthem não possui um compartimento de armazenamento no tubo diagonal e a direção não tem limitador de rotação (a Epic 8 tem), dois acessórios que implicam mais peso. Para compensar a ausência de limitador de rotação, a marca protegeu o tubo superior com vinil, que pode evitar danos estéticos no quadro, mas não impede que os manípulos do guiador fiquem estragados. 

SISTEMA FLEXPOINT PRO

A segunda geração do sistema de amortecimento patenteado pela Giant é, à primeira vista, radicalmente diferente da anterior - que, por sua vez, já era uma evolução simplificada do sistema original Maestro -. O sistema FlexPoint Pro elimina todos os links anteriores (superiores e inferiores), deixando só um, e reduz os pontos de articulação do braço oscilante de quatro para três. Trata-se de um monopivô guiado por um link que é simples, funcional, leve e rígido. Proporciona 120 mm de curso traseiro, ou seja, mais 20 mm do que o anterior. 

O sistema está desenhado de modo a que o amortecedor esteja isolado das interferências causadas pela transmissão e travão traseiro, bem como das forças difíceis de controlar oriundas da deformação das escoras, e que atualmente a maioria das marcas aproveitam como ponto de flexão. O novo basculante da Anthem Advanced SL deforma-se oito vezes menos do que qualquer outro - segundo a marca - proporcionando uma compressão mais uniforme e com maior sensibilidade e controlo no amortecedor traseiro. O novo FlexPoint Pro é agora, segundo estes dados, o sistema de amortecimento mais ativo e leve do mercado no segmento de Cross Country. 

Apesar de existirem vários sistemas de pivô único com articulações secundárias e flexão estrutural do basculante, a Giant afirma que o seu FlexPoint Pro se afasta dos demais pela não deformação imediata quando o sistema de amortecimento começa a mover-se. Isso impede o efeito de mola, que normalmente se intensifica quanto mais comprimida, induzindo forças parasitas que fazem com que o amortecedor perca o controle e dificultem o acompanhamento do terreno pela roda traseira, resultando em perdas de tração, aderência e transferência de potência, bem como uma resistência indesejada do amortecedor à compressão, perdendo sensibilidade e capacidade de absorção.

O FlexPoint Pro oferece a menor deformação do basculante (basicamente localizado nas escoras), por isso as forças que contrariam uma compressão controlada e uniforme praticamente desaparecem e ocorrem apenas na metade do curso, isolando assim o amortecedor que, convenhamos, é o elemento que controla todo o sistema de amortecimento. 

Este amortecedor está calibrado de acordo com as diretrizes da Giant para otimizar o seu desempenho, gerando a resistência ideal sem ter que lidar com forças parasitas causadas pela energia elástica do carbono.

CINEMÁTICA

O link de carbono modula a cinemática do sistema de amortecimento e oferece um ponto de apoio para resistir às flexões laterais e manter o amortecedor isolado e ativo quando é necessário. 

A cinemática está desenhada para oferecer uma plataforma de pedalada sensível em pequenos impactos e percetível em trilhos íngremes, proporcionando uma sensação de estabilidade, transmitindo toda a potência aos pedais e garantindo tração.

O amortecedor RockShox SIDLuxe Ultimate está configurado internamente para esta bicicleta e na versão que testámos (Anthem Advanced SL 0), tem três posições de acionamento manual. Na posição intermédia (Pedal), oferece uma plataforma de pedalada muito equiibrada entre firmeza e absorção. O sistema FlexPoint Pro praticamente não interfere na pedalada, mas o amortecedor atua ativamente em trilhos técnicos, proporcionando tração, controlo e conforto. Por exemplo, numa subida cheia de pedra. A posição Pedal é a que recomendamos usar durante mais tempo e o bloqueio (lock) só sugerimos em terrenos realmente muito compactos ou afalto.  

No modo aberto (Open), o amortecedor fica muito progressivo, ou seja, necessita de muita força para esgotar o curso. Mesmo com um sag considerável para uma bicicleta de cross country (30-35%) é preciso fazer uma grande compressão - após um salto - para conseguir essa hercúlea tarefa. 

Esta característica bate certo com aquilo que o sistema FlexPoint Pro pretende, ou seja, globalmente é bastante firme e a grande vantagem é podermos usar um sag elevado, amortecendo tudo o que apanha pelo caminho. A grande desvantagem é que tens de ser agressivo para conseguir aproveitar plenamente os 120 mm de curso total. 

COMPORTAMENTO

O amortecedor também está alojado numa das extremidades ao tubo superior, sendo a fixação através de um Flip Chip, uma peça com duas posições (High/Low) que permite modificar a geometria e personalizar o comportamento da Anthem. As variações geométricas mais significativas são 0,5º no ângulo de direção e selim, 6 mm na altura do pedaleiro e do tubo superior, e 5 mm no alcance (reach) deste mesmo tubo. 

A posição alta (High) oferece ângulos mais verticais (67º e 76º) e um pedaleiro mais alto. O resultado é um comportamento mais preciso e agressivo, no qual nos sentimos mais em cima da bicicleta, com o corpo adiantado e levantado. Na posição baixa (Low), os ângulos relaxam (66,5º e 75,5º) e o pedaleiro fica mais baixo, transmitindo a sensação de estarmos numa posição mais recuada, baixa e sentada. Além disso, parece que temos mais controlo em alta velocidade. 

Independentemente da posição do Flip Chip, o comportamento do sistema de amortecimento FlexPoint Pro não modifica, porque o ângulo de ataque do basculante não varia e o link se mantém na mesma linha face ao amortecedor em ambas as posições. 

Esta versão pesa 10,34 kg no tamanho M (sem pedais) e isso também influencia o seu comportamento, que é dinâmico e ativo. 

NOVOS PERIFÉRICOS

As novas rodas Giant XCR e o cockpit integrado Contact SLR também fazem parte do conceito Low Latency Speed. As rodas sao fabricadas em carbono, têm 30 mm de largura interna e são Hookless. Adotam a tecnologia Wide Guard, cujas paredes têm 5 mm de espessura e laterais arredondadas, permitindo rolar com pressões muito baixas sem risco de furar. 

Cada raio (tem 20 à frente e 24 atrás) tem seis fios de fibra de carbono altamente resistentes e o processo de enraiamento seguiu o protocolo Dynamic Balanced Lacing, que aumenta o ângulo de fixação e, consequentemente, proporciona mais estabilidade e rigidez lateral. Quanto ao mecanismo do cepo, tem 120 dentes com 10 graus, permitindo um engate em menos de 3º. 

Este novo par de rodas pesa agora menos de 1.350g, ou seja, menos 150g do que a versão anterior. Além disso, a relação peso-rigidez lateral melhorou 8,8% e a relação peso-rigidez rotacional atingiu uma melhoria de 26,2%. Esperávamos que estas rodas fossem ainda mais leves, dado que incluem raios em carbono, mas a sua principal virtude acaba por ser o seu comportamento e resistência. 

O inédito cockpit Contact SL é totalmente fabricado em carbono e é 20% mais rígido do que o anterior, que era formado por dois componentes independentes. Tem um canal inferior que recolhe os cabos/mangueiras antes de entrar pelo quadro pela parte dianteira da direção, e fica tapado por uma capa de borracha.

Este cockpit só está disponível numa versão, embora em diferentes comprimentos (de 50 a 90 mm). Tem 780 mm de largura, -8º de ângulo, 9º de recuo e 2º de elevação. Pesa 295 gramas na versão 60x780 mm. 

A Giant também aproveitou para apresentar o novo espigão telescópico Contact Switch SL de acionamento mecânico, que é fabricado em alumínio 7000. Tem duas posições e está disponível em 110 e 140 mm de curso. Pesa 360 e 390 gramas, respetivamente. 

A GAMA ANTHEM 

A nova Anthem Advanced SL é uma bicicleta eficiente e funcional, que inclui tudo aquilo que se espera de um modelo desta categoria. Tem integração dos cabos, duplo porta-bidon, ponteira UDH e 120 mm de curso. Possui um design discreto, mas o seu desenvolvimento envolve muita tecnologia de ponta e o carbono mais consagrado do mercado. Isso repercute-se no terreno, sendo leve, rápida e muito ágil, além de possuir um sistema de amortecimento ativo e eficaz. A Giant vende o quadro em separado por 3.899€ e existem cinco montagens em quatro tamanhos (S, M, L e XL).

Giant Anthem Advanced SL SE (10.949 €): RockShox Flight Attendant / SRAM XX SL / SRAM Motive Ultimate / Giant XCR WheelSystem / RockShox Reverb AXS / Contact SLR

Giant Anthem Advanced SL 0 (7.899 €): RockShox Ultimate / SRAM XX / SRAM Motive Ultimate / Giant XCR WheelSystem / Contact Switch SL / Contact SLR

Giant Anthem Advanced SL 1 (5.699 €): RockShox Select+ / SRAM GX / Shimano Deore XT / Giant XCR WheelSystem / Contact Switch SL / Contact SLR

Giant Anthem Advanced SL 2 (4.399 €): RockShox Select+ / SRAM 90 / Shimano SLX / Giant XCA WheelSystem / Contact Switch SL / Contact SLR

Giant Anthem Advanced SL 3 (3.799 €): Fox SL Performance / Shimano Deore / Shimano MT500 / Giant XCA WheelSystem / Contact Core / Contact SL

Poderás encontrar mais informações em www.giant-bicycles.com

Etiquetas:

Relacionados