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Testámos as pastilhas de travão Absolute Black GraphenPads

As Graphenpads da marca europeia Absolute Black são únicas, dado que incluem grafeno no seu composto de travagem, mas também pelo tipo de construção, com um sistema de refrigeração.

Hector Ruiz

Testámos as pastilhas de travão Absolute Black Graphenpads
Testámos as pastilhas de travão Absolute Black Graphenpads

A Absolute Black demorou três anos a desenvolver estas pastilhas e sobretudo a aprimorar a quantidade de grafeno necessário para proporcionar as características que pretendia, principalmente ao nível da dissipação do calor, que é uma das grandes virtudes deste material. 

Para compreender qual é o papel do grafeno é preciso entender primeiro o que é realmente um composto de uma pastilha. Dentro dos diferentes compostos, uns encarregam-se de proporcionar fricção (são os abrasivos, que fazem com que mediante pressão a pastilha trave) e outros encarregam-se de proporcionar lubrificação. 

Absolute Black Graphenepads (4)

Por mais estranho que pareça, se os compostos lubrificantes não estiverem presentes na pastilha, a mesma ficaria colada ao disco, fazendo aumentar a temperatura e tornando a travagem impossível de controlar. Também é necessária uma substância que una estes compostos de forma homogénea, que costuma ser a resina fenólica. Entre os lubrificantes, conhecidos na indústria como "reguladores do coeficiente de fricção", há compostos como o bronze ou o latão, no entanto o cobre é o mais usado. A Absolute não inclui o cobre porque conduz o calor com muita rapidez. 

O grafeno é mais resistente a nível molecular, permitindo modular melhor a fricção, além de conduzir o calor entre três a seis vezes menos, no entanto tem uma desvantagem, o preço, que é maior. Outro inconveniente do cobre é que se trata de um material tóxico para a saúde (exposição e contato ao pó do cobre). 

Absolute Black Graphenepads (9)

Como o grafeno regula melhor a temperatura do travão, a Absolute Black também o utilizou para cobrir toda a placa posterior. Isto permite uma dissipação mais rápida do calor da pastilha em direção às aletas refrigeradoras (segundo os dados da marca chega a 20%). 

Absolute Black Graphenepads (1)

Estas aletas são outra das mais-valias destas pastilhas. O seu formato assemelha-se a um favo de mel e cobrem uma superfície maior, se compararmos com outras pastilhas à venda no mercado (e sem aumentar o peso). Todas as células de cada aleta estão orientadas a 45 graus para que o fluxo de ar entre na pastilha em andamento. 

Testámos estas pastilhas nuns travões Shimano Ultegra R8000, junto com uns discos Galfer Wave Road e podemos dizer que as Graphene Pads roçam a perfeição. O tato desde o início é muito bom, e geram uma potência de travagem elevada, sem chegar a ser brusca ou demasiado repentina. Isto é sobretudo importante nestes dias em que a chuva tem imperado.

Absolute Black Graphenepads (22)

Lado a lado estão uma pastilha nova e uma pastilha dianteira usada com 8.000 km de uso em terreno maioritariamente montanhoso.

A capacidade de modular a travagem é muito elevada. E se quisermos avaliar a potência bruta, talvez não sejam as pastilhas que mais potência proporcionam (mas estão no top-3), no entanto a estabilidade de travagem proporcionada está claramente entre as melhores. 

Graças a este equilíbrio entre potência e capacidade de modular a travagem, podemos gerir muito bem em curvas - isto é, se tivermos confiança suficiente e alguma habilidade -, no entanto se formos daquelas pessoas que fazem travagens mais prolongadas (fazendo com que as pastilhas passem mais tempo em contato com o disco), a boa notícia é que resistem muito bem ao aquecimento. Inclusive nos dias mais quentes do Verão e em descidas muito prolongadas não notámos alterações na travagem devido ao excesso de temperatura. Além do tato estável, nunca notámos que a manete ficasse esponjosa (por vezes isso acontece quando o travão alcança perigosamente a temperatura de 400ºC e a pastilha praticamente perde a sua capacidade de travar). 

Também comprovámos que a frição não provoca ruído. São em regra umas pastilhas muito silenciosas, o que costuma ser um sinal de estabilidade na travagem. Durante as nossas voltas em dias chuvosos nas primeiras travagens chiaram um pouco, mas rapidamente esse ruído ficou dissipado após bombearmos a manete para eliminar a água. Notámos também que com chuva a qualidade de travagem diminuiu um pouco, mas mesmo assim é suficientemente potente, previsível e fiável. 

Absolute Black Graphenepads (23)

Grossura de uma pastilha nova. 3,95 mm

Absolute Black Graphenepads (24)

Grossura de uma pastilha dianteira após o teste. 2,85 mm. Ou seja, menos 1,10 mm do que a nova. 
 
Absolute Black Graphenepads (17)

Grossura de uma pastilha traseira após o teste. 3,65 mm, Ou seja, menos 0,3 mm do que a nova. 

A sua durabilidade é também algo a ter em conta. Percorremos com elas cerca de 8.000 km, com muitos metros de desnível acumulado, a maioria em território montanhoso, e o estado geral de desgaste após os meses de uso surpreendeu por ser inferior ao de umas pastilhas normais. 

No entanto, temos de destacar que as dianteiras ficaram em pior estado do que as traseiras, aliás desgastaram-se o dobro. As traseiras estão acima de 50% da sua vida útil e as dianteiras estão a 20%. Convém salientar que estas pastilhas são fornecidas de fábrica com mais composto do que outras marcas (por isso, custa um pouco mais a eliminar um certo atrito inicial no disco quando as instalamos), portanto podemos concluir que podem durar o dobro, se compararmos com as pastilhas normais. 

Absolute Black Graphenepads (15)

Como custam 60 euros (o par), podemos dizer que são muito caras e esse é um dos principais inconvenientes. Depois de valorizarmos o desgaste que apresentaram, o tipo de uso que demos e as características obtidas (são potentes e estáveis), se és um ciclista preocupado com a qualidade da travagem e procuras um tato nos travões o mais estável possível, parecem ser uma boa opção, além de que durarão quase o dobro de umas convencionais. 

ABSOLUTE BLACK GRAPHENPADS

Peso: 77 g (Ultegra R8000)
Compatibilidade: SRAM Red eTap AXS, Force eTap AXS, Rival eTap AXS. Shimano R7000 (105 11v), R8000 (Ultegra 11v), R8050 (Ultegra Di2 11v), R9100 (Dura-Ace 11v) e R9150 (Dura-Ace Di2 11v). Campagnolo Super Record EPS 12v
Distribuidor: Comet. Site: https://absoluteblack.cc/

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