As corridas da prova que vai decidir os vencedores da Taça de Portugal nas várias categorias terão início às 9h de domingo. No entanto, a elite feminina só entra em competição às 11h e a elite masculina às 12h15. A cerimónia protocolar está prevista para as 13h45.
As contas do ranking da Taça de Portugal de Ciclocrosse sofreram alterações depois das terceira e quarta provas pontuáveis. Um fim de semana perfeito, com duas vitórias, permitiu a Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (SAERTEX Portugal/Edaetech) assumirem a liderança das classificações entre a elite.
À entrada para a etapa final, porém, os títulos ainda estão em aberto. Na elite masculina, Bruno Silva (Boavista/RP/Paredes) e Mario Junquera (Unicaja/Gijon) ainda podem lutar pelo primeiro lugar, enquanto na elite feminina Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/Edaetech), Sara Cueto (Unicaja/Gijon) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) ainda têm hipóteses.
Recorde-se que a edição de 2023 da Taça de Portugal foi conquistada por Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que já não têm hipótese de revalidar os títulos.