A Sigma anunciou o lançamento de duas novas luzes traseiras, a Reco 80 Link e a Reco 81 Link. Ambas têm radar integrado e foram desenhadas para oferecer mais segurança em estrada. Além disso, estes dispositivos possuem vários modos de iluminação e uma conetividade avançada que permite a integração com ciclocomputadores, luzes dianteiras e, obviamente, com a aplicação Sigma Ride.
O objetivo da marca é oferecer uma ferramenta capaz de avisar com antecedência os ciclistas da aproximação de veículos. Ao mesmo tempo, torna o ciclista visível na estrada, reforçando a segurança num ambiente cada vez mais complexo.
Os modelos Reco detetam veículos a uma distância de até 140 metros dentro de um ângulo de 60º, e são capazes de de identificar até oito objetos simultaneamente. Os alertas sáo emitidos em tempo real, tanto de forma visual como acústica, permitindo antecipar situações de risco.
Uma luz de advertência brilhante reforça a visibilidade perante os condutores que se aproximam, enquanto as funções de luz de travagem proporcionam segurança adicional. Estes dispositivos conseguem distinguir os veículos que se aproximam a uma velocidade normal daqueles que o fazem com rapidez.
CONETIVIDADE TOTAL COM LUZES E CICLOCOMPUTADORES
Uma das principais novidades é a integração da luz traseira Reco com a luz dianteira Aura 100 Link através de Bluetooth. Deste modo, a luz traseira pode ser controlada a partir da dianteira, incluindo a visualização do estado da bateria.
Estas luzes também são compatíveis com os ciclocomputadores Sigma Rox 12.1 Evo e Rox 11.1 Evo, bem como outros modelos do mercado que utilizam o protocolo de radar ANT+. De uma certa forma, podemos dizer que este ecossistema funciona como uma espécie de espelho retrovisor digital, mostrando no ecrã o tráfego.
A partir da Primavera de 2026, a aplicação Sigma Ride também vai incorporar avisos acústivos e visuais do radar. Atualmente, permite consultar o estado do dispositivo e fazer atualizações de software.
DUAS VERSÕES ADAPTADAS A CADA MERCADO
- Reco 80 Link destina-se sobretudo ao mercado alemão e cumpre a normativa StVZO, oferecendo até 15 horas de autonomia e a máxima luminosidade permitida.
- Reco 81 Link, disponível nos mercados internacionais, incorpora seis modos de iluminação, incluindo um modo pelotão desenhado para evitar incomodar os companheiros de pedalada. O desempenho do radar e das funções de segurança é idêntico nas duas versões.
Os dois modelos Reco incluem vários adaptadores que permitem montá-los em espigões redondos, em forma de D ou em espigões aerodinâmicos, garantindo uma instalação precisa em praticamente qualquer bicicleta.
O preço é igual nos dois modelos: 179,95€. Poderás encontrar mais informações em SIGMA.
