Como anunciámos há pouco tempo, um conjunto de empresas nacionais uniu-se com o objetivo de angariar financiamento para projetos que visem dotar o nosso país de características diferenciadoras, numa época em que o mercado das duas rodas está em ebulição.
A Polisport juntamente com a Abimota juntaram-se com o objetivo de liderar a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R), sendo acompanhadas por mais 48 empresas e instituições ligadas a este setor das duas rodas.
E agora, a AM2R entra na sua reta final. Lembramos que o AM2R concorreu ao Plano de Recuperação e Resiliência, sendo o objetivo cimentar Portugal como país líder na produção de bicicletas na Europa.
Em termos numéricos, este setor das duas rodas representa 8.000 postos de trabalho diretos e, segundo os últimos dados conhecidos, isto significou na balança de exportações um valor de 600 milhões de euros em 2021.
Os 257 milhões de euros da AM2R serão aplicados em projetos de inovação produtiva, de investigação e desenvolvimento, de qualificação e internacionalização e formação.
Para além disso, foi recentemente criado o novo Centro de Interface Tecnológico que pretende ser um dos melhores no mundo em termos de investigação e desenvolvimento no setor das bicicletas.