Se tens estado atento à Taça do Mundo, já deves ter reparado na bicicleta de Jolanda Neff, Emily Batty e dos restantes atletas da Trek Factory Racing. A mesma apresenta uma capa a tapar o sistema de amortecimento traseiro da nova bicicleta de suspensão total de XC da Trek. Ainda não é oficial, mas tudo indica que se vai chamar Supercaliber.
Analisando a informação que temos através das fotos que o nosso correspondente na Taça do Mundo nos enviou, podemos afirmar com bastante certeza vários aspetos da futura bicicleta de suspensão total de competição que a Trek vai lançar em breve.
- Simplicidade máxima: O novo sistema de amortecimento deve ser muito simples e compacto. Não são notórios ângulos pronunciados, pelo que provavelmente não possui um sistema complexo, nem sequer muito curso.
- Leveza: Por ser um sistema simples, deve ser leve.
- Amortecedor em linha com o tubo horizontal.
- Hidráulico: Numa das fotos aparece uma válvula de ar e um dial vermelho de recuperação, pelo que se trata de um amortecedor hidráulico. Não sabemos se é da Fox ou da RockShox, nem se é um amortecedor standard ou de arquitetura personalizada.
- Bloqueio remoto: Numa das fotos também vimos um terminal de cabo, pelo que o amortecedor tem cablagem e comando de bloqueio remoto a partir do guiador.
- Escoras flexíveis: Carece de ponto de articulação entre as escoras superiores e inferiores, apoiando-se na flexão do carbono.
- Curso moderado: O curso provavelmente é de 100 mm ou inferior.
- A absorção é uma prioridade: O ponto de articulação principal está situado no tubo vertical, junto ao pedaleiro, pelo que o objetivo é a máxima suavidade e sensibilidade de ação.