comitium

Patrick Lefevere: "O Jakobsen levou 130 pontos na cara e ficou apenas com um dente"

O Diretor Geral da Deceuninck-Quick Step falou do estado de saúde do sprinter holandês três semanas após o seu grave acidente na Volta à Polónia.

Agência EFE / Foto: Bettini

Patrick Lefevere: "O Jakobsen levou 130 pontos na cara e ficou apenas com um dente"
Patrick Lefevere: "O Jakobsen levou 130 pontos na cara e ficou apenas com um dente"

O diretor geral da Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevere, referiu que o ciclista holandês Fabio Jakobsen teve de levar 130 pontos na cara e que ficou apenas com um dente na sequência do grave acidente que sofreu no passado dia 5 de agosto na primeira etapa da Volta à Polónia.

Lefevere explicou que a ferida que o corredor sofreu no pescoço já está completamente fechada, mas "tem uma corda vocal paralizada" e o "seu paladar deve ser recuperado", disse o manager na quarta feira ao canal de televisão VTM.

"Ele está com um aspeto horrível e ainda se encontra chocado com o que aconteceu. Esperamos que consiga recuperar de tudo, mas será um processo que durará meses", acrescentou.

Jakobsen teve de ser submetido a uma operação que durou cinco horas após o acidente e passou uma semana na Unidade de Cuidados Intensivos num hospital polaco. Posteriormente foi transferido para o Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, e atualmente encontra-se em casa, na vila de Heukelum.

Patrick Lefevere: "O Jakobsen levou 130 pontos na cara e ficou sem um dente"

Por outro lado, Lefevere deu boas notícias relativamente ao estado de saúde do ciclista belga Remco Evenepoel, que partiu a pélvis no passado dia 15 de agosto ao cair de uma ravina numa prova na Lombardia. O manager disse que a situação de Evenepoel é menos grave e que se tudo correr bem, o prazo de recuperação durará seis semanas.

O diretor da Deceuninck-Quick Step reconheceu que os dois acidentes foram uma chamada de atenção. "Poderíamos ter tido dois funerais em dez dias..."