No verão de 2005, faz agora 13 anos, a Scott apresentou a sua revolucionária Ransom, uma robusta bicicleta de Enduro que modificou radicalmente tudo aquilo que se entendia como Enduro até àquela época. Esta bicicleta musculada e altamente capacitada em descidas técnicas, tinha um amortecedor especial e estava dotada do sistema Twinloc com alteração de curso e de geometria, o que lhe permitia uma polivalência invejável.
Hoje mesmo está a ser apresentada a nova versão da Ramson, uma bike de suspensão total de Enduro muito polivalente e que já tivemos a oportunidade de testar em exclusivo nacional (poderás ler o teste na próxima edição da revista BIKE). A nova Ransom conserva os pilares de desenho da versão original: velocidade, leveza e versatilidade.
No fundo é uma bike de Enduro polivalente, com capacidade para subir como uma Trail, mas desce quase tão bem como um modelo de DH. Tem curso traseiro de sobra e uma geometria que pode ser adaptada através do comando Twinloc. Pode montar rodas 29 ou 27.5", segundo o modelo e conta com a possibilidade extra de modificar o comportamento do amortecedor.
A gama Scott Ransom é composta por 6 modelos:
Ransom 700 e 900 Tuned: Quadro em fibra de carbono HMX. Rodas de 29” ou 27,5”. Preço aproximado: 7.800€
Ransom 910: Quadro em fibra de carbono HMX / alumínio 6011. Rodas de 29”. Preço aproximado: 5.500€
Ransom 720 e 920: Quadro em alumínio 6011. Rodas de 29” ou 27,5”. Preço aproximado: 3.800€
Ransom 930: Quadro em alumínio 6011. Rodas de 29”. Preço aproximado: 3.000€
Os 10 segredos da Scott Ransom de 2018
- Utiliza carbono HMX formado por fibras de alto módulo que elevam a rigidez e reduzem o peso. Segundo medições da Scott, o quadro no tamanho M com amortecedor ronda os 2.699g, ou seja, 300 gramas abaixo dos seus rivais.
- O quadro tem um curso máximo de 170 mm e admite todo o tipo de amortecedores, inclusivé de mola ou com depósito "Piggy Back". Com o Twinlock o curso baixa para 120 mm.
- A Scott produziu o seu quadro de carbono mais resistente até à data. A parte inferior (tubo diagonal e escoras) está reforçada para uma maior robustez, sendo a parte superior mais leve e absorvente. Os rolamentos do pivot principal do amortecedor estão mais separados do que na Scott Genius, para uma maior rigidez.
- O tubo diagonal está protegido por uma protetor patenteado que, por sua vez, dá acesso à cablagem interna. A parte superior da escora e o interior da escora direita também ficam protegidos da corrente.
- A geometria foi adaptada ao Enduro atual, com um Reach mais longo (comprimento frontal do quadro), combinado com umas escoras curtas de 438 mm e um tubo de selim de 75º para uma posição ideal para pedalar. Com a utilização do comando Twinloc, adapta-se a geometria às descidas ou às subidas bastando apenas carregar num botão.
- É compatível com rodas até 29x2.60" e 27,5x2.80". Na parte superior do amortecedor está situada a fixação excêntrica das duas posições. High e Low, para alterar a geometria, sendo também necessário modificar se mudarmos o diâmetro das rodas.
- O comando Twinloc atua simultaneamente na suspensão e no amortecedor, modificando o curso e a geometria. Tem as habituais 3 posições de utilização: aberto com 170 mm de curso nas duas rodas; controlo de tração (que endurece a suspensão e o amortecedor reduzindo o curso traseiro para 120 m) e Bloqueio (bloqueia as duas suspensões). A geometria muda, no máximo, 1,5º no tubo de selim e na direção, e 20 mm na altura do pedaleiro, adotando uma postura mais baixa, recuada e estável para as descidas, e mais elevada, adiantada e manejável para as subidas.
- O amortecedor Fox/Scott Nude TR trabalha em colaboração com o comando Twinloc e é o pilar do conceito polivalente da Scott Ransom. Duas das suas três câmaras de ar positivas trabalham em conjunto para proporcionar os dois cursos traseiros, de 170 a 120 mm.
- O comando adicional "Ramp" do amortecedor Fox/Scott Nude TR abre ou fecha a comunicação de ar com a terceira câmara na posição Aberto, o que permite obter uma resposta mais linear (3ª câmara aberta) ou mais progressiva (3ª câmara fechada).
- O kit avanço/guiador numa só peça Syncros Hixon iC 1.0 Rise é uma das protagonistas da nova Ransom. É a versão larga do conhecido cockpit de Nino Schurter na sua Spark XC, o Syncros Fraiser iC, mas desenhado com mais solidez e com uma largura que chega aos 780 mm. É fabricado numa única peça de fibra de carbono e o seu avanço tem uma medida virtual de 50 mm. O peso do pack na nossa balança é de 281 gramas.