Notícias

Nino Schurter no seu aniversário: “Espero competir brevemente"

Schurter (oito vezes campeão do mundo), agora com 34 anos, abordou a situação atual do BTT.

Carlos Pinto

1 minuto

Nino Schurter no seu aniversário: “Espero competir brevemente"

Com um palmarés incrível e uma elevada ambição, o oito vezes Campeão do Mundo e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, celebrou o seu 34º aniversário em plena pandemia do coronavírus, demonstrando a sua vontade de começar a competir o mais rápido possível.

"É uma conjuntura sem precedentes: cada um tem de se adaptar, atletas incluídos", explicou Schurter (nascido a 13 de maio de 1986). "Na Suíça, não tivemos um confinamento muito restrito, e consegui continuar a treinar ao ar livre. Além disso, dada a minha ausência durante a temporada de BTT, passei muito mais tempo em casa com a minha família durante estes tempos incertos, e isso foi especial para mim".

Nino Schurter e Marco Aurelio Fontana. Foto: Michele Mondini
 

Nino continua a treinar, esperando que pelo menos seja possível participar em algumas provas no final deste ano. "Estou à espera que a UCI publique um calendário atualizado. Sinceramente, espero competir este ano. Durante algumas semanas, segui um programa de treino de pré-época, geralmente planeado para o mês de fevereiro. Na semana passada fiz uma sessão longa de treino de resistência que somou 30 horas em atividade. A minha condição física é boa e quando a temporada começar, estarei pronto".

Quer seja este ano, quer seja no próximo, Schurter parece destinado a converter-se num daqueles atletas capazes de ganhar em três décadas diferentes. Ao longo deste período, as tecnologias no mundo do BTT evoluíram consideravelmente. "As suspensões mudaram tudo no mundo do BTT: desde os quadros rígidos aos de suspensão total. Tal como as rodas e os pneus grandes... hoje usamos pneus com mais tração e pouca resistência ao rolamento".

Uma coisa é certa: o grande objetivo de Schurter para 2020 fica adiado para 2021. "O meu objetivo principal era defender o título olímpico em Tóquio, e o programa de provas de 2021 dependerá da Taça do Mundo". Um ano extra de provas não assusta o Nino Schurter: estará pronto, como sempre.

Relacionados