A novidade vem marcar um novo capítulo na história da competição e no ciclismo português, vindo reforçar a sua crescente projeção no panorama desportivo da modalidade, sendo motivo de orgulho para o Sporting Clube de Fermentelos, responsável pela organização da corrida.
A subida de escalão representa um reconhecimento da qualidade organizativa e do crescimento contínuo da prova, que passa a integrar um patamar de elite no calendário internacional da União Ciclista Internacional (UCI).
Com esta distinção, o Grande Prémio ANICOLOR vai atribuir mais pontos UCI, o que vai permitir atrair equipas de maior renome e consequentemente ganhar maior visibilidade mediática e relevância internacional.
A subida de escalão eleva, também, a competitividade do pelotão, garantindo a presença de equipas continentais e ProTeams. O recente reconhecimento ao Grande Prémio ANICOLOR valoriza, ainda, as regiões e municípios que acolhem as etapas, promovendo o seu território e o turismo, criando dinâmicas fundamentais para o seu progresso.
Para a organização, que acolhe com muito entusiasmo esta notícia, é também muito importante reforçar a confiança dos patrocinadores e parceiros, para a qual a subida de escalão da prova vai seguramente contribuir, consolidando o evento como uma referência do ciclismo em Portugal.
A 10.ª edição desta prova vai contar novamente com três etapas. A corrida já tem data reservada no calendário, realizando-se nos dias 1, 2 e 3 de maio.