O primeiro grande evento do projeto Estrela E-Bike Center, saído da ideia de três amigos apaixonados pela Serra da Estrela e pela evasão, vai levar participantes de várias zonas do país a pedalar nesta serra fantástica com recurso à utilização de bicicletas elétricas.
O evento - denominado Transestrela 2021 -, vai decorrer nos dias 18 e 19 de Setembro e já estão confirmados 50 participantes de zonas tão distintas como Aljustrel, Cascais, Alcabideche, Sintra, Rio de Mouro, Mem Martins, Odivelas, Lisboa, Torres Vedras, Benedita, Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Viseu, Covilhã, Porto e Espinho.
No dia 18, o trajeto vai ligar as Penhas da Saúde ao Vale do Rossim, com passagem por Manteigas e pelo extraordinário Vale Glaciar do Zêzere num total de 72 km que termina nas Penhas da Saúde, o centro nevrálgico do evento e base do Estrela E-Bike Center.
No dia 19, os corajosos e destemidos participantes vão ter uma distância mais curta, mas com uma oscilação de altimetria muito superior que os irá levar dos 1.500 m de altitude das Penhas da Saúde até aos 600 m em Cortes do Meio com passagem pelo Vale Glaciar de Alforfa, uma espécie de irmão menos conhecido do Vale Glaciar do Zêzere, e Nave de Santo António, aos 1.700 m de altitude.
Os percursos são muito variados e segundo a organização este passeio é de dificuldade média-alta. Pelo meio, os participantes vão passar por lugares menos conhecidos como as matas densas de Manteigas, os vales, as lagoas, covões e cântaros. Trata-se de um passeio para aventureiros, apreciadores da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistema da Serra da Estrela.
O programa das atividades implica a chegada dos inscritos no dia 18 ao Estrela E-Bike Center às 8h30 para check-in e briefing às 9h. A partida será dada às 9h30, o almoço decorrerá em plena Serra na zona do Vale do Rossim e o jantar está agendado na Pousada da Juventude em Unhais da Serra com um acolhimento especial para que a experiência dos participantes seja mais do que pedalar, sempre de acordo com as normas de proteção Covid-19. A seguir ao jantar, uma surpresa noturna de contemplação e interpretação da Natureza.
No dia 19, a etapa será mais exigente, com partida novamente às 9h30 com passagem por Unhais da Serra, com tempo para contemplar uma paisagem diferente. A chegada à Pousada está prevista por volta das 12h30 onde será servido o almoço de despedida.
Poderás saber mais detalhes em www.facebook.com/estrelaebikecenter.