A Decathlon fez hoje uma apresentação global onde mostrou a sua nova imagem de marca, o novo jingle e um novo logotipo em forma de órbita.
A marca francesa fundada em 1976 pretende reforçar o seu papel de empresa especializada na produção de produtos desportivos para um leque abrangente de modalidades e anunciou a renovação dos seus canais online, que será faseada.
Barbara Martin Coppola, Global Chief Executive Officer da Decathlon, anunciou uma ambiciosa estratégia global, que abrange uma melhor experiência do cliente, um forte compromisso com a sustentabilidade e uma modernização geral da empresa.
“O dia de hoje marca um momento muito especial na história e no futuro da Decathlon. Agora, mais do que nunca, o mundo precisa do desporto. O desporto tem um poder unificador e pode melhorar a saúde física e mental. Na Decathlon, queremos ter um maior impacto positivo nos seres humanos, na sociedade e no planeta. Tenho orgulho de trabalhar em direção à “North Star” – a nossa luz orientadora e ambição – com as nossas equipas. Tem sido incrível ver a nossa comunidade a unir-se para celebrar o que nos torna especiais: permitir que todos pratiquem desporto ao seu ritmo. Estou confiante de que a nossa ambiciosa estratégia, evoluindo a nossa forma de fazer negócios, garantirá que a Decathlon irá liderar o setor como uma marca desportiva única e confiável”, referiu Barbara Martin Coppola.
NOVA IDENTIDADE
A nova identidade da marca revela ambição e ao mesmo tempo celebra o passado. Para além da cor azul, passa a existir um novo logotipo da marca – a Órbita – que expressa movimento, a ambição de alcançar novos patamares e circularidade, no coração do modelo de negócio sustentável da Decathlon.
Ao contrário dos rumores que circulavam, as principais marcas de desporto da Decathlon não serão eliminadas. Em vez disso, o portfolio está mais simplificado, com 9 categorias principais: Quechua (montanha), Tribord (água e vento), Rockrider (BTT), Domyos (fitness), Kuikma (raquete), Kipsta (desportos coletivos), Caperlan (vida selvagem), Btwin (trotinetes e mobilidade urbana) e Inesis (precisão). Para além disso, existem quatro marcas denominadas expert: Van Rysel (ciclismo), Simond, Kiprun e Solognac.
Um dos pilares da empresa francesa é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Esse compromisso fez com que fosse anunciado um ambicioso objetivo: atingir o nível Net Zero até 2050. Estas são as metas da empresa:
- Redução de 20% nas emissões absolutas de CO2 em 2026.
- Redução de 42% nas emissões absolutas em 2030 e net zero até 2050.
Para tal, também contribui a negociação com parceiros e fornecedores, a proximidade das matérias primas, a descarbonização dos processos, a circularidade e o aumento do ciclo de vida dos produtos. Os níveis de stock também foram reduzidos, bem como o custo de transportes, da pegada de carbono e do tempo de entrega.
Isto também significa que, em toda a gama, a Decathlon está a aumentar a vida útil dos produtos e a permitir aos clientes reutilizar, reparar e reciclar os seus produtos.
Ao nível digital, a marca está a reformular o seu site, para uma experiência de compra mais enriquecedora. Tudo isto com algoritmos de Inteligência Artificial.
Além disso, mais de 1.700 lojas em todo o mundo serão remodeladas com uma configuração totalmente nova, oferecendo aos clientes uma navegação intuitiva, maior visibilidade dos produtos, displays físicos e digitais envolventes e uma atmosfera esteticamente agradável.