A intenção da Scott era fundamentalmente melhorar a ventilação, a aerodinâmica e o peso dos modelos anteriores. Trata-se de um modelo orientado para o XC e ciclismo. A segurança, obviamente, foi outro dos aspetos tidos em conta, por isso mesmo mantém o sistema de proteção aos impactos rotacionais MIPS.
E foi precisamente o desenvolvimento coordenado com os engenheiros da MIPS que possibilitou a remodelação do capacete, sobretudo em termos de melhoramento da sua ventilação. Uma remodelação dos canais de ventilação implicou uma adaptação do MIPS, o qual continua a respeitar os standards de segurança.
O recurso utilizado para o conseguir fazer foi a integração do sistema MIPS nas espumas protetoras, o que minimiza o espaço necessário e permite um perfil baixo, maximizando a fluidez do ar.
A remodelação implicou também uma otimização do material que se traduz numa poupança de peso, passando dos 250g para os 220g, ou seja, uma poupança estimada de 30g.
Quanto ao ajuste, que é crucual para poder ter o capacete bem ajustado e sem desconforto, recai no sistema de microajuste 270 HALO, que foi melhorado com um rotor mais ergonómico e com uma aderência e tato otimizados.
O Scott Centric Plus já está disponível nas lojas e estão disponíveis as versões Supersonic e Contessa Signature.