Tour: há quatro casos positivos de Covid no staff das equipas

As equipas respiraram de alívio, pois nenhum dos ciclistas acusou positivo. Em todo o caso, Christian Prudhomme está preocupado.
Revista Ciclismo a fundo / EFE -
Tour: há quatro casos positivos de Covid no staff das equipas
Tour: há quatro casos positivos de Covid no staff das equipas

Nenhum ciclista participante na Volta a França deu positivo por Covid 19 nos testes PCR efetuados no passado domingo e todos partiram con normalidade nesta 10ª etapa, segundo confirmação da organização da prova. De certa forma isto transmitiu algum alívio para os ciclistas, mas o Diretor da prova continua preocupado, sobretudo porque o público não tem cumprido totalmente as recomendações de segurança sanitária.

Prudhomme confirmou que existem alguns casos posutivos na caravana do Tour, mas que não impedem que a prova continue com normalidade. Elementos do staff da Cofidis, Ineos, AG2R e Mitchelton-Scott deram positivo, bem como um dos elementos sub-contratados pela organização e já abandonaram a prova. Também o diretor da prova, Christian Prudhomme, deu positivo e abandonou a competição.

Cerca de 650 pessoas - entre ciclistas, técnicos, auxiliares e outros elementos das equipas - foram submetidas a testes PCR nos dois últimos dias, sobretudo na jornada de descanso de ontem, tal como estava estabelecido no protocolo elaborado pelos organizadores junto com a União Ciclista Internacional.

De todas elas, apenas 4 pessoas do staff das equipas, um trabalhador da organização e o diretor da prova deram positivo, pelo que todas as equipas foram autorizadas a participar hoje na 10ª etapa. Relembramos que o diretor da prova esteve com elementos do Governo francês há poucos dias, pelo que também eles serão submetidos a testes.

Lembramos que o Tour tinha previsto a desclassificação de qualquer equipa que tenha dois casos positivos confirmados entre os seus ciclistas ou elementos do staff. O protocolo estabelece que haverá uma segunda ronda de testes durante a segunda jornada de descanso.

CHRISTIAN PRUDHOMME, POSITIVO

O diretor do Tour, Christian Prudhomme, deu positivo por Covid 19, pelo que se deverá ausentar da prova durante uma semana, pelo menos. O posto que ocupa desde 2007, será ocupado provisoriamente pelo ex-ciclista François Lemarchand, que trabalha na organização, até ao próximo dia de descanso previsto para segunda feira da próxima semana em Isère.