Tiago Ferreira vai tentar bater recorde inédito

Com um palmarés irrepreensível em XCM (onde se destacam as vitórias no Campeonato Europeu e Mundial), o atleta vai pedalar durante 24 horas e acumular a maior quantidade de desnível que lhe for possível.
Carlos Pinto
Tiago Ferreira vai tentar bater recorde inédito
Tiago Ferreira vai tentar bater recorde inédito

A ideia é simples. Tiago Ferreira dará voltas a um circuito improvisado que conta com uma subida de 1.5 km e 214 metros de desnível. "O circuito será composto por uma subida única", explica. "É uma subida de 1.5km que vai somar 214 metros de desnível, a qual vou subir e descer repetidamente de forma a conseguir somar o máximo de metros. Chamamos circuito porque vamos até ao alto e voltamos para baixo, é como se fosse uma volta."

"É completamente diferente de tudo aquilo que foi a minha carreira desportiva até agora, porque eu sempre tive muito focado no que era competição, corridas...", confessa o campeão europeu em título. "É um desafio que vai muito além de testar o limite do ser humano, de desportista, porque até agora ainda não foi feito."

Há muitos desafios de gente que vai e faz 10 horas, 12 horas, mas com esta baliza de 24 horas e a andar durante a noite não. Não há desafios destes nem atletas a alinhar nisto.

Este desafio está agendado para o dia 22 de julho, caso não surja nenhum imprevisto. Habituado a provas que atingem não muito mais do que sete horas diárias, Tiago está consciente de que a noite e o psicológico serão dos maiores causadores de problemas. "Não estou habituado a andar de bicicleta no período noturno. Penso que a partir das 23 horas será um período crítico. O desgaste físico normal de andar repetitivamente na mesma subida, que é extremamente dura, muito inclinada, será uma das maiores dificuldades. O outro ponto será o psicológico. Andar a subir e a descer sempre no mesmo sítio, sem sair dali..."