Criança de 7 anos sonha ser Downhiller de topo

É português, tem somente sete anos e quer concretizar um sonho: fazer Downhill pela Europa e quem sabe, ao lado dos melhores pilotos do mundo.
Carlos Pinto
Criança de 7 anos sonha ser Downhiller de topo
Criança de 7 anos sonha ser Downhiller de topo

Simão Pedro nasceu em Coimbra, mas desde sempre residiu no Bonsucesso – Aveiro. Tem apenas 7 anos, anda apenas há um ano de bicicleta e embora seja de tenra idade sabe bem aquilo que quer. Segundo os seus pais, Alexandra Lopes e Pedro Sousa, o Simão quer concretizar o seu sonho de correr pela Europa e quem sabe, ao lado dos melhores pilotos de Downhill do mundo.

Jovem de 7 anos sonha ser Downhiller de topo

"O nosso filho é bastante exigente com ele próprio, treina muitas horas, sem perder de vista o sonho de representar o País e levar a bandeira portuguesa aos melhores pódios mundiais. Após um ano de prática nas pistas de downhill, é evidente a progressão do Simão, evolução esta que que se deve ao seu forte empenho e dedicação. Já realiza saltos de 60cm, demonstra bastante técnica nas descidas e nos trilhos. O potencial do Simão é reconhecido como fora de série para a idade", salientaram os seus pais.

Jovem de 7 anos sonha ser Downhiller de topo

Os pais do Simão referem ainda que "Contactámos a Federação Portuguesa de Ciclismo, mas não aceitam a inscrição do Simão na modalidade de Downhill, uma vez que esta modalidade apenas permite acesso aos praticantes com idade igual ou superior a 11 anos."

Para demonstrar que não baixaram os braços e querendo continuar a apoiar o seu filho nesta paixão, já têm um plano delineado. "Entendemos como uma absoluta necessidade apoiar, motivar e reforçar as camadas mais jovens, no caso, uma criança, por ser a idade chave, em que adquirem conhecimentos únicos e que em tudo poderá marcar a diferença, quando devidamente apoiada nas vontades próprias e proveitosas. Ao pretendermos apoiar o nosso filho neste nobre período de sementeira, mais tarde poderão ser colhidos frutos preciosos e proveitosos para a sua vida adulta. Por se tratar da prática desportiva e de uma aposta no futuro, decidimos continuar a lutar e motivamo-lo a participar em campeonatos nos países vizinhos, onde acreditamos que terá grande sucesso, nomeadamente Campeonatos DHI em Espanha e França para correr no escalão dele em busca do TOP 10 mundial. Além disso, no próximo ano, se a situação do Covid-19 permitir, irá participar na Taça Five ten, na Áustria, no Campeonato de Downhill de Espanha em Vallnord e no Campeonato de França em Les Gets, onde irá representar o nosso País".

Jovem de 7 anos sonha ser Downhiller de topo

Os pais do Simão criaram uma página na rede social Instagram onde colocam fotos regularmente: https://instagram.com/pedro_simao.mtb?igshid=1pzkhfo0b3w00.

O apoio incondiconal dos seus pais é expresso nesta mensagem final: "Desejamos o sucesso do Simão Pedro e que ele seja um exemplo a seguir pelas outras crianças/jovens, direcionando-os para à prática desportiva. Andar de bicicleta é uma atividade desportiva ao ar livre, que fortalece os músculos e desenvolve aprendizagens motoras básicas como equilíbrio, postura corporal e coordenação motora, assim como capacidades cognitivas, emocionais e sociais, há algo melhor para os nossos jovens? Portugal tem enormes talentos, mas a aposta neles é fundamental para que o nosso País seja evidenciado além-fronteiras e é este o nosso propósito. Aveiro tem enormes talentos, apenas precisam de ser apoiados e o Simao é o exemplo que mesmo sendo tão pequenino, tem sonhos enormes, impossíveis aos olhos de muitos, mas reais o suficiente para um dia quebrar preconceitos e mentalidades."