Ian Stannard abandona a competição devido a uma artrite reumatóide

O britânico, de 33 anos, passou o último ano a queixar-se de dores devido a uma severa inflamação nas articulações. Agora anuncia o abandono da competição, após treze temporadas como profissional, onze delas na Sky/Ineos.
Carlos Pinto / Foto: Bettini -
Ian Stannard abandona a competição devido a uma artrite reumatóide
ian-stannard-abandona-a-competicao-devido-a-uma-artrite-reumatoide

Ian Stannard (Ineos Grenadiers) foi obrigado a abandonar o ciclismo profissional devido a uma artrite reumatoide que tem apoquentado o britânico há algum tempo. Stannard, com 33 anos, cumpriu 13 anos como profissional, os últimos onze ao serviço da Sky / Ineos, equipa que representou desde o ano da sua fundação, em 2010, após ter corrido antes na equipa belga Landbouwkrediet-Tönissteiner e na italiana ISD Cycling Team (atual Vini Zabú).

“É decepcionante ter de parar assim - disse Stannard -, mas é a decisão correta tanto para a minha saúde como para a minha família. Explorámos todas as opções este ano para lidar com a minha condição, e a equipa esteve sempre comigo. Comecei a ter a esperança de poder resolver o problema durante o confinamento, mas logo que regressei à competição percebi que o meu corpo já não conseguia render a esse nível".

Stannard competiu 14 dias no início da temporada e, após a paragem do confinamento, voltou a competir na Volta à Polónia, onde foi obrigado a abandonar devido às dores que sentia na 4ª etapa. Desde então, não voltou a competir, e agora anunciou a sua retirada oficial.

O médico principal da Ineos Grenadiers, Richard Usher, explicou que "foi diagnosticado uma artrite reumatoide há cerca de 12 meses. Isso provocou uma severa inflamação nas articulações, o que provocou dores nos pulsos, joelhos e nos tornozelos. Experimentámos vários tratamentos, mas acabámos por tomar a melhor decisão para a sua saúde a longo prazo".