Família portuguesa vai percorrer o país de bicicleta

Entre 25 de julho e 5 de setembro, a família Gavinho vai percorrer Portugal de bicicleta durante 37 etapas, percorrendo 2.600 km com mais de 33.000m de acumulado.
Carlos Pinto
Família portuguesa vai percorrer o país de bicicleta
Família portuguesa vai percorrer o país de bicicleta

Esta aventura já tem nome e tudo. Chama-se Bike around Portugal e a ideia nasceu na familia Gavinho (Elsa, António e a filha Joana com apenas 13 anos). Porque esta é uma aventura que será realizada em familia! Durante 43 dias os três irão vivenciar e partilhar o que de melhor há para conhecer em Portugal, com especial destaque para os locais, os alojamentos e a gastronomia.

Esta será uma aventura em família, realizada na integra pelos seus mentores, destinando-se por isso a todos aqueles que procurem desfrutar de uma incrível experiência em bicicleta diferente e, quiçá em família. O percurso foi desenhado num misto de estradas secundárias, estradões de terra, e ciclovias e permitirá conhecer e descobrir os melhores recantos do nosso país. Portugal no seu melhor! O grande objectivo consiste na promoção e divulgação de Portugal enquanto destino de eleição para as viagens em bicicleta, em particular das grandes paisagens do interior do nosso território mais desconhecido, mas de grande beleza.

Pretende-se ainda, com esta iniciativa, angariar fundos para a Escola de Ciclismo de Oeiras (https://www.facebook.com/escolaciclismooeiras), um projecto que visa desenvolver o ciclismo com a sua escola para crianças. Este apoio pode ser efectuado através de donativos para um crowdfunding a decorrer ou, em alternativa, pela inscrição para participar na grande volta “Bike around Portugal”, já que de 5% do valor das inscrições será tambem doado à Escola de Ciclismo de Oeiras. Esta aventura será realizada na integra pela família Gavinho, contando ainda com todos os participantes que se queiram juntar à iniciativa.

Esta viagem conta com algumas iniciativas sustentáveis: * Diariamente será contabilizada a redução de CO2 e a consequente redução da pegada ecológica da viagem, através de uma comparação com uma viagem de automóvel idêntica; * As principais refeições serão realizadas em restaurantes locais, à semelhança dos demais produtos comestíveis adquiridos, procurando assim contribuir para o comércio local e incentivar à promoção de emprego; * Do mesmo modo, dar-se-á preferência à aquisição de produtos de origem nacional; * Serão utilizados produtos reutilizáveis e amigos do ambiente, nomeadamente evitando o uso de plástico descartável e/ou outros materiais menos amigos do ambiente, na medida possível.

A Caminhos da Natureza, agência de viagens e animação turística, especializada em turismo activo desde 2004, está a colaborar com esta iniciativa. Serão disponibilizadas mais informações sobre datas, etapas e distâncias, bem como dos locais de paragem em: https://caminhosdanatureza.pt/bike-around-portugal/

Através da Caminhos da Natureza existe a possibilidade de qualquer aventureiro participar nesta grande volta, por grupos de etapas ou completando toda a volta a Portugal. As inscrições abrem brevemente, sendo possível aos participantes escolherem as etapas em que querem participar. 5% do valor das inscrições serão doados para a Escola de ciclismo de Oeiras.

A partida do BIKE around PORTUGAL será no dia 25 Julho de 2020 do espaço Nirvana Studios em Barcarena e o seu término decorrerá no mesmo local, no dia 5 de Setembro de 2020. Ficaste curioso? Iremos publicar diariamente aqui no site www.mountainbikes.pt um resumo de cada etapa, para que não percas pitada.