Bike around Portugal: etapa 6

Com 422 km acumulados, a família Gavinho chegou finalmente a Lagos, completando a primeira etapa do Sul de Portugal. Foram 7 dias e 6 etapas que passaram a correr (ou a pedalar)!
António Gavinho -
Bike around Portugal: etapa 6
Bike around Portugal: etapa 6

Após um dia de descanso, os nossos aventureiros voltam novamente às bicicletas! Partiram hoje rumo a Lagos, percorrendo parte da costa mais a sul de Portugal. Habitualmente popular entre os portugueses (e turistas) pelas suas praias de areia dourada e água do mar com temperaturas mais temperadas, esta pode ser uma região bastante concorrida nos meses de verão. Ainda assim, é possível encontrar pequenos paraísos.

Bike around Portugal: etapa 6

Deixando a pacata vila de Sagres para trás, a família Gavinho seguiu em direção à bonita praia da Ingrina, primeiramente com um pequeno desvio a Vila do Bispo e Raposeira através de uma longa ciclovia, e depois uma pequena paragem para visitar o Menir de Padrão. Não muito distante, a típica vila do Zavial já aguardava a chegada destes aventureiros.

Bike around Portugal: etapa 6

Se é verdade que existe um número sem fim de praias quase desconhecidas e praticamente desertas escondidas entre as falésias que contornamos, também é verdade que existem locais que por mais populares que sejam são uma paragem obrigatória.

Bike around Portugal: etapa 6

Assim, na impossibilidade de fugir dos traçados mais conhecidos, porque inevitavelmente existem locais que são populares e muito visitados, os nossos aventureiros pedalaram junto à costa em áridos planaltos, percorrendo as vilas de Salema, Burgau e Luz com as suas casas típicas. A subida ao Marco Geodésico da Atalaia compensou com uma das melhores vistas do dia, seguida por trilhos nas falésias até alcançar o ponto forte do dia: a Ponta da Piedade! Neste trajeto visitaram ainda a conhecida Rocha Negra e passaram ao largo da praia de Porto de Mós.

Bike around Portugal: etapa 6

A Ponta da Piedade é possivelmente uma das paisagens mais bonitas do Algarve! Num cenário quase saído de um quadro de um pintor famoso, encontramos um conjunto de rochas, grutas e túneis esculpidos pela força do mar e do vento, num contraste de tonalidades entre o amarelo, o verde e o azul. Uma autêntica maravilha da natureza. Após uma paragem para as típicas fotos, foi tempo de continuar até Lagos, já não muito distante, onde foi tempo de repor energias no Café Gil Eanes e rever velhos amigos.

Bike around Portugal: etapa 6

Ao final do dia, o Hotel Vila Galé Lagos aguardava a chegada dos nossos aventureiros, para que pudessem deliciar-se com uns mergulhos na fantástica piscina e descansar para a próxima etapa.